Amigas e amigos do agro!
Bastou o café disparar os preços no mercado mundial, alta nunca vista pelo consumidor brasileiro, para que os ‘espertos’ abrissem o caminho para o Café Fake, o café falsificado que já se apresenta em alguns pontos de venda pelo Brasil afora.
A ABIC - Associação Brasileira da Indústria do Café - já alertou autoridades do governo e supermercadistas sobre a entrada no comércio de produtos com sabor artificial processados com intuito de enganar o consumidor.
Um pacote de galhos, folhas e cascas de café, tudo moído, sem nenhum grão de café misturado, mas com sabor artificial já foi encontrado circulando numa embalagem marrom semelhante a dos cafés verdadeiros, tem a foto de uma xícara rodeada de grãos de café e com destaque chamativo: BEBIDA SABOR CAFÉ.
A embalagem desse produto não tem nenhum selo de garantia. O preço está abaixo de 15 reais o pacote do pó falsificado de meio quilo. Fabricado em Bauru, interior de São Paulo. As leis precisam ser mais fortes para protegerem o mercado e a saude do consumidor.
É importante que ao comprar seu café o consumidor não se deixe levar apenas pelo preço bem mais barato. Se for uma marca diferente, observe se os selos de garantia estão na embalagem. Pergunte! Só depois coloque no carrinho para o pagamento no caixa, sem dissabores posteriores.
Itatiaia Agro
Valdir Barbosa