O avanço da Inteligência Artificial (IA) está moldando o mundo e impulsionando uma nova era de inovações tecnológicas e transformações profundas. Durante a edição de setembro do Órbi de Portas Abertas, Victor Salles, especialista com 15 anos de experiência em IA, ex-head de IA do iFood, fundador da Hekima e um dos fundadores da comunidade San Pedro Valley, compartilhou suas perspectivas sobre essa revolução iminente.
O próximo Órbi de Portas Abertas será no dia 25 de outubro. As inscrições são gratuitas e estão abertas neste link aqui.
Com uma trajetória que remonta à década de 1950, a IA evoluiu significativamente no campo do machine learning nos últimos anos, sobretudo com aplicações práticas por meio de ferramentas gratuitas e acessíveis ao público leigo. Esse boom está associado ao surgimento das redes sociais, como explica o especialista. “De repente, tivemos um crescimento gigantesco no compartilhamento de dados, o que foi potencializado com as redes sociais”, destacou Victor, um dos principais especialistas em IA no Brasil hoje.
Essa explosão de dados tornou-se terreno fértil para o desenvolvimento de algoritmos cada vez mais sofisticados. Em uma apresentação didática, Victor explicou como a IA inverteu a lógica tradicional dos algoritmos, que antes eram criados pelo ser humano para realizar tarefas específicas. Hoje, a IA desenvolve seus próprios algoritmos, abrindo caminho para inovações em áreas como saúde, educação e finanças. “Em breve, teremos robôs cientistas e máquinas colaborando com humanos, rompendo barreiras e solucionando problemas complexos”, previu.
Victor ressaltou que a IA opera sobre quatro pilares principais: automação de tarefas repetitivas, identificação de padrões, soluções independentes e tecnologias específicas. Com esses fundamentos, a IA tem o potencial de transformar a vida como conhecemos, inclusive com a possibilidade de implantar chips cerebrais para auxiliar em diversas atividades no futuro.
Apesar do otimismo, o especialista evitou traçar rumos do futuro. “Trabalhando com IA há 15 anos, só consigo prever o futuro de forma clara para os próximos três anos. As inovações podem nos surpreender a qualquer momento”, ponderou.
De toda forma, Victor foi enfático quanto à importância da adaptação dos profissionais a essa nova realidade. “O futuro pertence àqueles que souberem utilizar a IA a seu favor. O profissional que domina essas ferramentas, certamente terá uma vantagem competitiva”, afirmou. Ele concluiu com uma reflexão: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.
Além dos desafios técnicos, o avanço da IA levanta questões éticas comparáveis ao impacto da energia nuclear. “Precisamos garantir que a IA seja usada para o bem, e isso exige uma preparação consciente da sociedade”, reforçou Victor, posicionando a IA como um dos motores da quarta Revolução Industrial, que integra tecnologias como blockchain, robótica avançada e novos materiais.
O Órbi de Portas Abertas é um evento mensal, gratuito e aberto ao público interessado em empreendedorismo digital. É realizado pelo Órbi Conecta, um dos mais relevantes hubs de inovação do Brasil. Neste dia, especialistas se reúnem para discutir as tendências tecnológicas e lideranças do ecossistema de inovação de Belo Horizonte apresentam novidades. O próximo será realizado no dia 25 de outubro, as inscrições estão abertas aqui: https://www.sympla.com.br/evento/orbi-de-portas-abertas-outubro/2667871.