Ouvindo...

O que acontecerá com os servidores públicos estaduais se estatais mineiras forem federalizadas?

União deve absorver ativos mineiros em troca de abatimento da dívida do Estado

Caso o governo federal absorva empresas estatais mineiras em troca de abatimento e redução da dívida do estado com a União, a mudança promoverá impacto direto na vida dos servidores

As possibilidades de mudanças são diversas. Pelo que a Itatiaia apurou, em alguns casos pode haver transferência dos funcionários para outras estatais mineiras ou o governo federal pode integrar a mão de obra ao quadro nacional. No entanto, as análises serão feitas caso a caso de acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Já na fase de avaliação, as opções serão determinantes no valor final de “transferência” da empresa.

“A situação dos funcionários das eventuais empresas a serem avaliadas será analisada caso a caso, de acordo com o acordo entre o Governo Estadual e o Governo Federal. As possibilidades de acordo e eventuais cenários de absorção de pessoal influenciam o valor da empresa e tudo isso vai ser detalhado, todas essas alternativas serão detalhadas pelo estudo de avaliação”, disse Nelson Barbosa, Diretor de Planejamento e Relações Institucionais, Nelson Barbosa.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.