Caso o governo federal absorva empresas estatais mineiras em troca de abatimento e redução da dívida do estado com a União, a mudança promoverá impacto direto na vida dos servidores
As possibilidades de mudanças são diversas. Pelo que a Itatiaia apurou, em alguns casos pode haver transferência dos funcionários para outras estatais mineiras ou o governo federal pode integrar a mão de obra ao quadro nacional. No entanto, as análises serão feitas caso a caso de acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Já na fase de avaliação, as opções serão determinantes no valor final de “transferência” da empresa.
“A situação dos funcionários das eventuais empresas a serem avaliadas será analisada caso a caso, de acordo com o acordo entre o Governo Estadual e o Governo Federal. As possibilidades de acordo e eventuais cenários de absorção de pessoal influenciam o valor da empresa e tudo isso vai ser detalhado, todas essas alternativas serão detalhadas pelo estudo de avaliação”, disse Nelson Barbosa, Diretor de Planejamento e Relações Institucionais, Nelson Barbosa.