O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindberg Farias e o vice-lider, Rogério Correia, vão encaminhar, nesta terça-feira (18), um novo pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra Jair Bolsonaro (PL).
Os parlamentares vão repetir uma solicitação feita anteriormente à Procuradoria Geral da República (PGR). Eles querem que o ex-presidente use tornozeleira eletrônica e seja impedido de se aproximar de embaixadas. Para os parlamentares, há risco de o ex-presidente fugir do Brasil por causa da acusação de tentativa de golpe. O julgamento no Supremo está marcado para o dia 25.
A medida vem depois do anúncio do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de que vai se licenciar do mandato e viver nos Estados Unidos. Ele alega perseguição política e do Supremo Tribunal Federal.
Rogério Correia classifica Eduado Bolsonaro como um “fujão": “Ele fugiu e está armando a fuga do pai, por isso tinhamos solicitado a cassação do passaporte dele. Agora do STF tem que ficar de olho no Bolsonaro”, disse Correia.
Os deputados também haviam pedido à PGR que suspendesse o passaporte de Eduardo, alegando que ele estava fazendo conspiração internacional contra o estado brasileiro.
Eduardo era cotado para assumir a Comissão de Relações Exteriores (Creden) da Câmara dos Deputados, mas com o pedido de licença, o indicado será Luciano Zucco (PL-RS), líder da oposição. Conforme a Itatiaia, adiantou, o deputado federal deve pedir asilo político à Donald Trump, alegando perseguição.