Ouvindo...

Morre Antônio Andrade, ex-ministro e ex-vice-governador de Minas Gerais

Político foi vice de Pimentel entre os anos de 2014 e 2018; ele também foi deputado federal e estadual

Antonio Andrade

O ex-vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (MDB), faleceu nesta quarta-feira de cinzas (5), aos 71 anos. A informação foi confirmada pelo presidente do MDB em Minas, deputado federal Newton Cardoso Júnior. Andrade foi vice do ex-governador Fernando Pimentel (PT) entre os anos de 2014 e 2018.

Antes de atuar como vice de Pimentel, Andrade teve uma longa trajetória na política, sempre filiado ao MDB. Foi prefeito da cidade de Vazante de 1989 a 1992, cidade onde passou seus últimos anos de vida em sua fazeda na região.

Após chefiar o executivo municipal, elegeu-se deputado estadual por três vezes (1994, 1998 e 2002). Em 2006 foi eleito deputado federal e reeleito em 2010. Ao fim do último mandato, foi eleito vice-Governador do estado de Minas Gerais pela chapa do petista Fernando Pimentel, com mais de 5 milhões de votos.

Leia também

Apesar da formação como engenheiro civil, Andrade sempre teve uma forte atuação junto ao agronegócio, sendo também um produtor rural. Em março de 2013, chegou a ser empossado como ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo Dilma Rousseff (PT). Ele deixou a pasta em 17 de março ao ano seguinte.

Segundo informações de pessoas próximas, Antônio Andrade apresentava dificuldades para andar e falar nos últimos anos. A causa da morte ainda não foi informada.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.