O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (Republicanos), afirmou à coluna que ainda não definiu se será candidato nem por qual estado concorreria em uma eventual disputa.
Assunto
Um possível retorno de Cunha ao legislativo é assunto entre os pares. Segundo parlamentares do próprio partido do ex-deputado e também do Partido Liberal, o ex-presidente da Casa poderia se candidatar a deputado federal em 2026 por Minas Gerais.
O domicílio eleitoral seria a cidade de Juiz de Fora ou algum município do entorno, pela proximidade com o Rio de Janeiro, onde está a base do político. O lançamento pelo Rio de Janeiro poderia dividir a base do político já que a filha dele, Danielle Cunha (União-RJ), atualmente é deputada federal pelo estado.
PL
No PL, integrantes da sigla afirmam que uma filiação do ex-deputado estaria sendo acertada para o fim do prazo permitido para minimizar a polêmica. Procurado, o deputado federal Domingos Sávio, presidente do PL em Minas, disse que a informação não procede.
Republicanos
O presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, afirmou à coluna que ele e Eduardo Cunha não conversaram nem sobre desfiliação e nem sobre candidatura em 2026. Cunha também disse à coluna que não pretende se desfiliar do Republicanos.