Eduardo Cunha será candidato por Minas Gerais? Entenda

Apesar dos rumores sobre uma possível candidatura a deputado federal, o ex-presidente da Câmara disse à Itatiaia que ainda não definiu se será candidato e nem por qual estado

Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (Republicanos), afirmou à coluna que ainda não definiu se será candidato nem por qual estado concorreria em uma eventual disputa.

Assunto
Um possível retorno de Cunha ao legislativo é assunto entre os pares. Segundo parlamentares do próprio partido do ex-deputado e também do Partido Liberal, o ex-presidente da Casa poderia se candidatar a deputado federal em 2026 por Minas Gerais.

O domicílio eleitoral seria a cidade de Juiz de Fora ou algum município do entorno, pela proximidade com o Rio de Janeiro, onde está a base do político. O lançamento pelo Rio de Janeiro poderia dividir a base do político já que a filha dele, Danielle Cunha (União-RJ), atualmente é deputada federal pelo estado.

PL
No PL, integrantes da sigla afirmam que uma filiação do ex-deputado estaria sendo acertada para o fim do prazo permitido para minimizar a polêmica. Procurado, o deputado federal Domingos Sávio, presidente do PL em Minas, disse que a informação não procede.

Republicanos
O presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, afirmou à coluna que ele e Eduardo Cunha não conversaram nem sobre desfiliação e nem sobre candidatura em 2026. Cunha também disse à coluna que não pretende se desfiliar do Republicanos.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...