Belo Horizonte
Itatiaia

Estudante que saiu mais cedo e divulgou prova do Enem pode ser preso

Jovem que fez o Exame no Rio de Janeiro foi eliminado, voltou ao local de prova para tirar satisfação

Por

O estudante que saiu mais cedo levando o caderno de provas do Enem no Rio de Janeiro, além de eliminado, pode ser preso. A legislação brasileira prevê pena de 1 a 4 anos de reclusão. A lei foi alterada depois do vazamento de 2009, quando funcionários do consórcio responsável pela aplicação roubaram provas da gráfica.

O artigo 311-A, incluído na Lei 12.550, estabelece a punição para "quem utilizar ou divulgar, indevidamente, com o fim de beneficiar a si ou a outrem, ou de comprometer a credibilidade do certame".

Segundo fontes da coluna, o estudante que saiu às 16h levando o caderno de questões, sem autorização, voltou para tirar satisfação ao saber que foi eliminado. As provas só poderiam ser levadas pelos alunos após o termino das provas, às 18h30.

Por

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast "Abrindo o Jogo", que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Tópicos