Ouvindo...

Prefeito mais jovem de Minas tem 21 anos; ele também é o 2º mais novo do Brasil

Além de Eduardo do Alex, foram eleitos no Brasil outros dois prefeitos de 21 anos, idade mínima pra tomar posse

Prefeito mais jovem de Minas tem 21 anos; ele também é o 2º mais novo do Brasil

O prefeito mais jovem de Minas Gerais tem 21 anos e foi eleito como 88,17% dos votos para comandar a cidade de Heliodora, na região sul do estado. Eduardo do Alex (PSD) é estudante de direito e já foi Secretário Municipal de Governo (2021-2023) e Superitende de Planejamento de Gestão (2023-2024).

O jovem disputou as eleições com Cilinho Despachante (PT) que teve 11,83% dos votos. O nome do prefeito eleito é Eduardo Cheung de Lima, mas é conhecido como Eduardo do Alex, porque é filho do ex-prefeito da cidade, Alex Leopoldino de Lima, que morreu no ano passado, aos 49 anos, vítima de câncer.

O mineiro é o segundo prefeito mais novo do Brasil. O primeiro é Juninho de Marinalva (MDB), de Curral Novo de Piauí. Ao todo país elegeu três prefeitos com 21 anos, idade mínima pra tomar posse. Eduardo é 6 meses mais velho que Juninho e Pedro Allan (PSB), da cidade de Pacujá no Ceará, tem sete meses a mais que o mais jovem.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.