Nova York* — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a premiação Goal Keepers na Fundação Melinda e Bill Gates, em Nova York, nesta segunda (23) para dar vários recados a instituições e ao empresariado internacional.
Política social x doação de fundações. Após ter sua trajetória e o programa Bolsa Família amplamente elogiados e premiados por Bill Gates, Lula entrou no palco para o evento, em forma de talk show, dizendo que doações de fundações como a de Gates são importantes, mas não acabam com a pobreza. Na sequência, o petista disparou que o que acaba com a miséria é política social.
Contra concentração de renda. Na mesma fala, o petista criticou a concentração da riqueza mundial, dizendo que a maior parte dos recursos financeiros do planeta estavam concentrados nas mãos de cinco bilionários como Gates.
Críticas a ONU. Lula avançou também nas críticas contra a ONU. Na Cúpula do Futuro, primeiro evento que o presidente participou durante a missão, no domingo (22) ele disse que a Assembleia Geral das Nações Unidas tinha perdido a vitalidade. Na fundação Gates, Lula disse que ninguém mais respeita a ONU e nem suas decisões. A crítica está na esteira das reivindicações do Brasil por mais espaço de países do sul global (em desenvolvimento) no comando de organismos como o Conselho de segurança da ONU, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.
Transição Energética. Lula ainda aproveitou o momento pra dizer que o Brasil lidera as iniciativas de transição energética e vai provar o mundo pode ‘ser limpo’
Irritação com segurança de Biden. Antes de ir à fundação de Gates, Lula havia se irritado com o serviço de segurança do presidente Joe Biden e desistido de participar do compromisso que tinha na Inciativa Global Clinton. Biden e o ex-presidente, Bill Clinton, participaram do evento sem Lula.
Pleno e realizado. Ao final do evento, o lresidnete brasileiro afirmou ainda que se sente “pleno e realizado” com o trabalho que faz de combate à pobreza. No português popular, alguns diriam que Lula “sambou na cara do Tio Sam”.
*enviada especial