Ouvindo...

Lula se compromete a mobilizar ajuda internacional para o Haiti

País mais pobre das Américas vive crise marcada por instabilidade política, violência e pobreza extrema

O presidente Lula e o primeiro-ministro do Haiti, Garry Conille

Nova York* — O presidente Lula (PT) quer mobilizar ajuda internacional para o Haiti, país da América Central que vive uma crise marcada por instabilidade política, violência de gangues, pobreza extrema e desastres naturais frequentes. Foi o que relatou o primeiro-ministro haitiano, Garry Conille, após reunião bilateral com o brasileiro em Nova York, nesta segunda-feira (23).

“Generosamente, ele [Lula] se comprometeu a garantir que se mobilizará junto a outros países para apoiar a situação do Haiti. (...) Foi muito generoso com a concessão do seu tempo e muito inspirador em termos de ideia. A gente conta com a cooperação do Brasil no futuro”, disse Conille a jornalistas.

O Haiti é o país mais pobre do Ocidente. A crise no país foi agravada pelo assassinato do presidente Jovenel Moïse, em 2021.

Além disso, o Haiti tem sido amplamente dominado por gangues, aumentando o desafio na área de segurança pública.

*enviada especial

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.