Pré-candidato à PBH, Viana se licencia do Senado em julho e Castellar Neto assume

O senador se afasta na primeira semana de julho para se dedicar à corrida pela prefeitura da capital

Pré-candidato à PBH, Viana se licencia do Senado em julho e Castellar Netto assume

O senador Carlos Viana (Podemos), pré-candidato à prefeitura de Belo Horizonte, vai se licenciar do Senado na primeira semana de julho, antes do recesso parlamentar. Até lá, Viana, que já começou a pré-campanha na cidade, vai encaminhar votações e projetos em andamento e, depois, se dedicará integralmente à disputa.

O martelo foi batido neste final de semana. A negociação foi feita entre o senador e a deputada federal Nely Aquino (Podemos).

Viana tinha a prerrogativa de não se licenciar e permanecer no mandato enquanto disputa as eleições municipais. No entanto, se afastará para abrir espaço temporário para o suplente, Castellar Neto, ex-secretário de Governo da Prefeitura da capital e aliado do secretário da Casa Civil de Zema, Marcelo Aro. A costura garante à Viana o apoio do DC e do PMN.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...