Ouvindo...

Contratação de seguro pode ser solução para evitar obras inacabadas e atrasadas em Minas

Servidores do estado serão treinados para construção de editais com seguros para grandes obras

Contratação de seguro pode ser solução para evitar obras inacabadas e atrasadas em Minas

O setor de seguradoras está articulando com a União, os municípios e estados, incluindo Minas Gerais, a contratação de seguros dentro dos editais de obras para evitar empreendimentos inacabados e atrasados. Nesta quarta (05), a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) realiza, em Belo Horizonte (MG), a primeira reunião técnica de seguros aplicáveis em projetos de infraestrutura.

A modalidade está prevista na nova Lei de Licitações, segundo Esteves Colnago diretor de assuntos institucionais do CNseg. “A nova lei de licitações, que entrou em vigor em janeiro deste ano e permite que as seguradosras façam o step in. O quê que é o step in. Se está tendo algum problema na obra, né? Com a construtrora ou alguma coisa assim, a seguradora pode ser chamada pelo poder público ou pelo poder concedente para substituir aquela construtura, trazer uma nova construtora e garantir o término da obra”, explica.

Segundo ele, a seguradora, além de assumir o risco, faz um papel de fiscalização. “Então, a partir do momento em que o edital prevê esse tipo de seguro, com step in, a seguradora que entrar e aceitar, ela obviamente vai ser uma parceira da empresa que tá participando da liciatção ou da concessão. Vai avaliar os projetos, a qualidade dos projetos, saber se ele tá bem feito e vai ser um fiscal na execucão do projeto”, complementa.

Mato Grosso lançou, recentemente, um edital em parceria com o setor seguradore a há conversas com Minas, Paraná e com Rio Grande do Sul. Em Minas, as parcerias podem ocorrerem projetos viários, de construção e manutenção de escolas e hospitais.

A capacitação desta quarta (5) em Minas será para 70 servidores da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (SEINFRA) e do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) junto a especialistas da CNseg, da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) e do Sindicato das Seguradoras (SindSeg MG/GO/MT/DF). O objetivo é treinar o funcionalismo para inclusão da modalidade de seguro dentro dos editais, concessões e licitações para obras públicas. A expectatuva é garantir entregas em tempos corretos, com qualidade prevista, e sem atrasos, evitando retificações de licitação e inflacionamento das obras.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.