Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

A Tradicional Limonada celebra 85 anos

Conheça esse ícone do Mercado Central de BH


Oi, bão? Pra estrear com chave de ouro o mais novo conteúdo da editoria de Gastronomia da Itatiaia, vamos apresentar um dos estabelecimentos mais antigos em funcionamento em Belo Horizonte, ‘A Tradicional Limonada’.

Ela fica no Mercado Central de Belo Horizonte, na loja 45. ‘A Tradicional Limonada’ está há 85 anos servindo a melhor limonada em um importante ponto turístico de BH, passando por várias gerações da família.

O início

Tudo começou com o português Américo, que em 1938 abriu a loja e começou a vender a limonada. Depois de alguns anos, convidou o Sr. Gabriel para trabalhar. Dali a alguns anos, Gabriel passou de funcionário a sócio e, em seguida, a proprietário do local.

Hoje a empresa é dirigida pela família do Sr. Gabriel. Eu e minha equipe fomos recebidos pelo Lucas, filho do sr. Gabriel, e pelo neto dele, Raí. Eles nos contaram as histórias da família à frente dos negócios deixados pelo patriarca e as principais mudanças que fortaleceram ainda mais a marca no cenário gastronômico da capital.

“O que faz da limonada essa delícia é o carinho e as medidas certas. A tradição permanece e está sendo perpetuada”, destacou Lucas.

Limonada e...

E se engana quem pensa que a loja oferece apenas limonadas. O nome já indica o “carro chefe”, mas ‘A Tradicional Limonada’ tem diversas opções de sucos, com base no sabor de limão, além de acompanhamentos salgados, como empadas e bolinhos de feijão recheados.

Para quem pode e gosta de bebidas alcoólicas tem uma novidade: a Caip do Vô, batizada em homenagem ao Sr. Gabriel. Uma caipirinha com a tradicional limonada, não tem como dar errado.

🍋 Quer conhecer mais dessa história? O vídeo está no Instagram da Itatiaia.

Clara Senra é jornalista gastronômica desde 2011 e já aqueceu as panelas para mostrar o que há de melhor na cozinha mineira aqui na Itatiaia. Nossos encontros são às quartas-feiras e sextas-feiras, com histórias de famílias que fazem história na cozinha e também com receitas fáceis, com a cara de Minas Gerais.
Leia mais