Ouvindo...

Mineiro tem 12 semifinais possíveis e se Cruzeiro estiver numa delas, será disputando um clássico

Confronto com mais possibilidade de acontecer nas semifinais envolve Atlético e Athletic

Cruzeiro e América tendem a se enfrentar caso a Raposa chegue às semifinais

São 12 as possibilidades diferentes de confrontos nas semifinais do Campeonato Mineiro e o Cruzeiro, único clube da capital ainda não garantido na etapa, caso se classifique neste sábado (4), terá pela frente um clássico.

Isso porque o time da Toca só pode avançar como o primeiro colocado do Grupo C, mas com a pior campanha entre os vencedores de chaves, ou como o melhor segundo colocado.

Nesses dois cenários ele encara os vencedores do Grupo A, que já é o Atlético, ou do Grupo B, o América, que serão o primeiro e segundo no geral com a posição final dependendo dos jogos do próximo sábado.

As maiores chances são de um confronto da Raposa são contra o Coelho. Num levantamento feito pelo professor Gilcione Nonato da Costa, um dos responsáveis pelo site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com exclusividade para a Itatiaia, são de 37,73% as chances de termos americanos e cruzeirenses se enfrentando por uma vaga na decisão do Módulo I.

São dois os cenários possíveis, e em ambos o América terá a vantagem de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. O confronto entre azuis e verdes pode ser com o Coelho sendo o segundo melhor primeiro colocado, e a Raposa, o terceiro, ou com o time de Vágner Mancini ficando na liderança geral e a equipe de Paulo Pezzolano como o melhor segundo entre os três grupos.

O jogo que tem mais probabilidade de acontecer, segundo os cálculos de Gilcione, é Atlético x Athletic, pois as chances são de 56,75%. E este confronto só é possível com o Galo sendo o primeiro colocado geral, já que a equipe de São João del Rei só pode chegar às semifinais como o melhor segundo colocado.

Portanto, segundo os números da UFMG, as maiores chances são de que o Atlético mantenha a primeira colocação geral, o Athletic seja o melhor segundo colocado e o Cruzeiro recupere a liderança do Grupo C, que neste momento é do Tombense pelo critério de mais gols marcados.

Isso fica evidente quando se recorre às probabilidades de classificação de cada equipe no site. O Athletic tem 76,7% de chances de ser semifinalista, com o Cruzeiro aparecendo com 60,7%, seguido pelo Tombense, com 40,5%. Depois aparecem Democrata-GV (14,7%), Ipatinga (7,4%) e Pouso Alegre (0,07%).

Assim, a última rodada do Módulo I terá seis dos 12 clubes brigando pelas duas vagas que restam nas semifinais da competição, que já contam com Atlético e América.

Confira as chances de cada confronto nas semifinais segundo a UFMG:

  • Atlético X Athletic - 56.758

  • América X Cruzeiro - 37.739

  • América X Tombense - 33.666

  • Atlético X Cruzeiro - 22.822

  • América X Athletic - 19.971

  • Atlético X Democrata-GV - 9.055

  • Atlético X Tombense - 6.889

  • América X Democrata-GV - 5.628

  • Atlético X Ipatinga - 4.426

  • América X Ipatinga - 2.967

  • Atlético X Pouso Alegre - 0.051

  • América X Pouso Alegre - 0.029

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro