Lyria 3: Google anuncia IA capaz de gerar músicas a partir de textos

Gerador de músicas é integrado ao Gemini e compõe letra e melodia de forma autônoma

Lyria 3 é capaz de gerar faixas de até 30 segundos

O Google anunciou uma nova ferramenta de criação de músicas a partir de texto integrada ao Gemini. A ferramenta lançada nessa quarta-feira (18) é gratuita e conta com suporte em português.

As músicas são geradas pelo Lyria 3, novo modelo de criação desenvolvido pela DeepMind. A ferramenta é capaz de compor letra e melodia de forma autônoma, com faixas de até 30 segundos de duração.

Leia também

O usuário pode designar gênero e estilo, além características mais específicas, como humor, uma cena a ser descrita ou “clima” desejado para a canção. É possível enviar uma imagem para complementar a base de criação da faixa.

Veja o vídeo:

As músicas ainda recebem uma capa gerada pelo Nano Banana, inteligência artificial para criação de imagens do Gemini. A ferramenta é gratuita, mas terá versões incrementadas para os planos Google AI Plus, AI Pro e AI Ultra.

O Lyria 3 está sendo liberado de forma gradual para usuários maiores de 18 anos. Por enquanto, o recurso funciona em inglês, alemão, espanhol, francês, japonês, coreano, hindi e português. Outros idiomas ainda serão acrescentados.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...