A água é um recurso essencial para a vida e para o desenvolvimento das cidades. Com esse entendimento, a Anglo American assume um compromisso diário com a gestão responsável da água na região da operação Minas-Rio. Em um território rico em nascentes, cursos d’água e pequenas propriedades rurais, a empresa integra a gestão hídrica ao planejamento de longo prazo, garantindo equilíbrio entre suas atividades e o bem-estar das comunidades vizinhas.
A Anglo American atua guiada pelo Plano de Mineração Sustentável, estruturado em três pilares globais alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: ambiente saudável, comunidades prósperas e liderança corporativa confiável. Na gestão da água, esse compromisso se traduz em metas de reuso, monitoramento contínuo da qualidade dos mananciais e inovação. Esses objetivos estão reunidos na estratégia FutureSmart Mining, que busca reduzir a dependência hídrica nos processos de beneficiamento e na disposição de rejeitos, promovendo uma mineração cada vez mais eficiente e sustentável.
Nascentes recuperadas e monitoramento ao lado das comunidades
Em parceria com o Centro Brasileiro para Conservação da Natureza (CBCN) e o Instituto Espinhaço, a Anglo American já recuperou 23 nascentes na cabeceira da bacia do rio Santo Antônio, um importante curso d’água que integra a bacia do Rio Doce, no município de Conceição do Mato Dentro. A iniciativa foi reconhecida pela Unesco como projeto demonstrativo de Ecohidrologia. O projeto também promoveu o cercamento de áreas sensíveis, o plantio de espécies nativas e a promoção de atividades de educação ambiental junto a lideranças locais. Com monitoramento dos recursos hídricos, a Anglo American transforma compromisso em ações concretas no dia a dia.
Quem acompanha essa rotina desde 2010 é José Luiz Rodolfo do Carmo, técnico em mineração e em meio ambiente e que atua no sistema Minas-Rio desde os primeiros anos da implantação. Ele conta que chegou em Conceição do Mato Dentro quando o empreendimento ainda era um projeto, para trabalhar com recursos hídricos. “Vi o projeto nascer, crescer e evoluir. Eu tenho muito orgulho do meu trabalho, não somente por trabalhar com o que eu gosto, mas também por saber que eu faço parte dessa rede de pessoas envolvidas nesse cuidado com a água, que é, sem dúvida, um bem tão precioso para a nossa vida. (...) Na escola onde meu filho estuda, a professora perguntou a profissão dos pais. E meu filho respondeu: o papai trabalha cuidando das águas. E aquilo me deixou emocionado”, conta.
Reuso, saneamento rural e inovação
A ligação entre a mina em Conceição do Mato Dentro, em Minas, e o Porto do Açu, no litoral do Rio de Janeiro, abriu espaço para um projeto de reuso de água em parceria com a Prumo Logística. O mineroduto da Anglo American, o maior do mundo, transporta o minério até o terminal e, no porto, a água gerada no processo de filtragem passa por tratamento e é destinada ao abastecimento industrial do complexo portuário, reduzindo o risco de estresse hídrico na região.
Pelo modelo, toda a infraestrutura de captação, tratamento e distribuição da água reaproveitada é responsabilidade da Prumo Logística, enquanto a Anglo American se encarrega da disponibilização do efluente tratado no terminal portuário, numa iniciativa que combina inovação, parceria entre empresas e benefícios diretos para o território.
O projeto reforça a Anglo American e o Porto do Açu como referências em sustentabilidade e ajuda a tornar as cadeias produtivas mais eficientes, resilientes e alinhadas à preservação ambiental.
Em Conceição do Mato Dentro, o cuidado com a água também se fortalece por meio do projeto Rota Viva Sustentável, que leva soluções de saneamento ecológico à Comunidade do Tabuleiro. A iniciativa é apoiada pelo programa de voluntariado Embaixadores do Bem, da Anglo American, e pelo Programa Jovens Profissionais, em parceria com a Associação Comunitária do Tabuleiro e o Espaço Educacional Contraponto. Até agora, foram instaladas bacias de evapotranspiração em 15 residências, beneficiando dezenas de moradores e promovendo qualidade de vida com respeito ao meio ambiente.
A atuação conjunta da Anglo American com o Instituto Espinhaço, o CBCN e outras organizações amplia o alcance dessas iniciativas e fortalece capacidades locais. Nesse contexto, a gestão responsável dos recursos hídricos reflete o compromisso da empresa para colocar em prática seu propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas.
Para saber mais sobre as iniciativas ambientais da Anglo American,