A
“Queremos que seja possível encontrar séries ou filmes usando frases coloquiais”, explicou Elizabeth Stone, diretora de tecnologia da empresa, durante coletiva de imprensa. Exemplos dados por ela incluem pedidos como: “quero algo divertido” ou “quero algo assustador, mas não muito assustador, e também talvez um pouco engraçado, mas não tão engraçado a ponto de eu gargalhar”.
Inspirado no funcionamento de
A novidade integra a atualização da interface inicial da Netflix, também apresentada na quarta-feira. Segundo a empresa, a nova versão oferece navegação mais dinâmica e melhorias na experiência de busca, considerando dados como trailers assistidos e termos digitados pelo usuário.
Stone também informou que, no futuro, as conversas realizadas por meio do chatbot poderão ser usadas para refinar ainda mais a personalização do conteúdo sugerido, embora essa funcionalidade ainda não esteja ativa.
IA como aliada na escolha do que assistir
O uso de inteligência artificial faz parte da estratégia da plataforma para otimizar o acesso ao extenso catálogo de filmes e séries. Um estudo da Horowitz Research, de 2021, apontou que 44% dos usuários de serviços de streaming têm dificuldade frequente para escolher o que assistir.
Até o momento, nenhum outro grande serviço de streaming conta com uma ferramenta de busca baseada em linguagem cotidiana.
* Sob supervisão de Lucas Borges