A Amazon registrou no quarto trimestre de 2024 quase o dobro de seu lucro líquido, US$ 20 bilhões (R$ 115,7 bilhões), impulsionado por um período de festas e alta demanda. Com isso, a empresa anunciou investimentos bilionários na nuvem e na inteligência artificial.
Desde as suas campanhas promocionais de outubro até o Natal e o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, a multinacional registrou vendas trimestrais de 187,8 bilhões de dólares, cerca de R$ 1,08 trilhão, na cotação atual.
Estima-se que será a primeira vez que a Amazon supera o Walmart em termos de receitas trimestrais. A rede de hipermercados americana, que publicará seus resultados em 20 de fevereiro, deve registrar receitas de 180 bilhões de dólares no mesmo período, segundo estimativas.
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O diretor-executivo da Amazon, Andy Jassy, comemorou as vendas de fim de ano, ‘as mais bem-sucedidas já registradas’ pela companhia, no comunicado desta quinta-feira (6).
As receitas do negócio na nuvem, AWS, cresceram 19%, para 28,8 bilhões de dólares (R$ 166 bilhões), com um lucro operacional de 10,6 bilhões de dólares (R$ 61 bilhões), quase metade do total do grupo americano.
Mas o mercado esperava uma aceleração do crescimento da computação na nuvem, enquanto a IA generativa ganhou uma nova dimensão com a chegada ao cenário americano da plataforma chinesa ‘DeepSeek’.
Nesse panorama, a Amazon prevê investir mais de 100 bilhões de dólares (R$ 578,5 bilhões) na nuvem e na IA em 2025.
No entanto, as ações da Amazon caíram mais de 4% nas operações eletrônicas pós-fechamento da Bolsa de Valores de Nova York.
*Com informações da AFP