Um carro velho parado virou um ‘Tesla brasileiro’! A obra-prima é um Santana Quantum 89 equipado com um sofisticado sistema de piloto automático como os de veículos de ponta - semelhante a marca de elétricos de Elon Musk. Os criadores são dois jovens de Belo Horizonte que contaram à Itatiaia como surgiu o projeto.
Tudo começou com o desejo de Mateus Reis, de 25 anos, em reformar o carro do pai, que morreu em 2012 por complicações de um câncer no estômago. ‘O Santana Quantum 89 era um xodó dele e virou relíquia pra família’, contou o jovem à Itatiaia.
Em 2018, Mateus sofreu um acidente enquanto dirigia o ‘xodó', que ficou parado na garagem por sete anos. No final do ano passado, Mateus decidiu que queria levar o carro de volta às ruas.
Ele então acionou seu sócio, Alan, de 25 anos. Os dois criaram a JR Indústrias, uma Startup focada em devolver tecnologia para automatização de máquinas e sistemas de empresas.
‘Começamos a startup em 2021, realizamos alguns projetos pra pessoas físicas e outras jurídicas mas queríamos algo inovador que chamasse atenção’, disse Mateus Reis.
Foi assim que surgiu o projeto do ‘Tesla brasileiro’. Com poucos recursos e muita criatividade, os jovens começaram o protótipo do carro com piloto automático em julho deste ano.
Processo de criação e resultado
Pelas redes sociais da startup, Mateus e Alan mostraram em vários episódios a evolução do sistema de piloto automático. Eles aproveitaram algumas peças de um braço robótico criado anteriormente por Mateus, que é técnico de automação industrial e em análise e desenvolvimento de sistemas.
‘Usamos os poderosos microcontroladores “Arduino Mega” e “ESP32" para acionar atuadores elétricos através de relés’. Além disso criaram um sistema de programação por aplicativo para ligar o carro e controlá-lo por alguns cliques no celular.
Em pouco tempo de trabalho o resultado chegou no dia 15 de outubro. No perfil da startup no Instagram, os jovens postaram um vídeo do carro andando sem motorista, apenas com comandos pelo celular.
O vídeo viralizou nas redes socias e soma 11,5 milhões de visualizações, quase 500 mil curtidas e mais de 4 mil comentários. Vários usuários ficaram admirados com a inovação e comparam com Musk.
“O brasileiro só não domina o mundo porque não quer” e “Elon musk tá chorando no chuveiro uma hora dessas” foram alguns comentários bem humorados de internautas que elogiaram o projeto.
Apesar do sucesso com o resultado, Mateus e Alan ainda estão aprimorando a obra-prima. ‘Nosso próximo passo é deixar o protótipo funcionando perfeitamente e então fazer uma primeira versão de kit adaptativo em qualquer carro para torna-lo autônomo também’, disse Mateus.