O Google apresentou nesta quarta-feira (11), uma nova ferramenta que transforma documentos em áudio, simulando uma conversa entre duas pessoas como se fosse um podcast. O recurso foi lançado no NotebookLM, um bloco de notas com inteligência artificial e que está disponível no Brasil desde junho de 2024.
Leia mais:
- Google encerra produção do Chromecast, aparelho que faz TV virar smart
- Previsão do tempo do Google identifica Belo Horizonte enfumaçada: ‘Névoa’
- Uso de inteligência artificial reduz trânsito em SP e RJ
O NotebookLM permite que usuários criem projetos e insiram diferentes tipos de documentos, oferecendo opções de processamento, como a criação de linhas do tempo e resumos com termos-chave. Agora, a plataforma inclui uma nova funcionalidade que gera um áudio com duas vozes simuladas discutindo o conteúdo dos documentos.
Até o momento, o recurso está disponível apenas em inglês, embora o NotebookLM possa processar documentos em português. De acordo com o Google, as vozes geradas pela IA foram programadas para serem dinâmicas e divertidas, como evidenciado em um áudio promocional sobre o uso do NotebookLM para checagem de fatos.
Com a nova ferramenta, os usuários têm a liberdade de baixar e transferir o áudio gerado para qualquer local. A tecnologia utiliza o modelo Gemini 1.5 Pro e foca exclusivamente nas informações fornecidas durante cada sessão para criar respostas personalizadas, minimizando o risco de erros. Além disso, os dados inseridos nos projetos do NotebookLM não são utilizados para treinar modelos de IA e a plataforma conta com moderação humana para verificar amostras aleatórias.