Ouvindo...

Vídeo: robôs com chip da Open IA executam diferentes tarefas de forma autônoma; veja quais

O sistema de IA pode ser usado para organização doméstica, interações sociais, manipulação de portas e tarefas em armazéns

Em um vídeo divulgado pela empresa 1X Technologies, robôs equipados com chips da OpenAI realizam diferentes tarefas de forma autônoma

Em um vídeo divulgado pela empresa 1X, robôs equipados com chips da OpenAI chamam a atenção ao realizar diversas tarefas de forma autônoma, através da inteligência artificial.

A OpenAI, conhecida por controlar a ferramenta Chat GPT , parece ter alcançado um novo marco na incorporação de seus chips em androides.

O vídeo revela os robôs da empresa 1X executando tarefas complexas de forma totalmente autônoma, pelo sistema Eve - que realmente se parece com a personagem homônima do filme Wall-E (2008), da Disney Pixar.

Dentre as ações, estão operações de fábrica, manuseio de objetos, cuidados domésticos e transporte. Aparentemente, o modelo pode ser capaz de substituir seres humanos na linha de produção.

Leia também

Mas o processo não deve ser tão rápido. Conforme apontou levantamento da MIT, a mão de obra humana ainda é mais barata que a inteligência artificial e a transição deve ser gradual.

A implementação desses sistemas autônomos foi inicialmente realizada em 2023, quando os robôs foram testados para tarefas de patrulhamento. Desde então, a empresa 1X tem aprimorado as capacidades do sistema.

Captura visual

O diferencial dos robôs é a capacidade de aprender e aprimorar suas habilidades por meio de uma única rede neural, controlando diversas funções, como direção, movimento dos braços, agarrar objetos, ajuste do torso e movimento da cabeça.

A 1X enfatiza que todas essas ações são realizadas sem teleoperação, gráficos de computador ou truques de edição de vídeo, evidenciando a autonomia desses sistemas.

“A inteligência artificial por trás do sistema está tomando decisões e controlando os movimentos com base no que é capturado visualmente, e essas decisões são atualizadas a uma frequência de 10 vezes por segundo”, afirma a 1X em comunicado.

Em vez de depender de comandos pré-programados, os robôs aprendem e executam ações com base em dados visuais, proporcionando uma flexibilidade em suas operações - de acordo com a empresa.

A partir desse conjunto de dados, um “modelo base” foi treinado para compreender uma ampla gama de comportamentos físicos, como:

  • Limpeza e organização doméstica: os robôs podem ser programados para realizar tarefas relacionadas à limpeza e organização em ambientes domésticos;
  • Interações sociais: o sistema têm a capacidade de interagir socialmente com humanos e outros robôs. Isso pode incluir comunicação verbal, gestos, dentre outros;
  • Manipulação de portas: o modelo foi refinado para habilidades mais específicas, com tarefas que envolvem abertura e fechamento de portas;
  • Tarefas em armazéns: os robôs podem ser empregados em ambientes logísticos para atividades como movimentação de mercadorias, organização de estoque, entre outras.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.