O lançamento do iPhone 15, marcado para a próxima terça-feira (12), pode trazer a maior mudança que a empresa já promoveu para o dispositivo nos últimos 11 anos. E a alteração tem a ver com o carregamento do smartphone.
Rumores apontam que o modelo pode abandonar o carregamento Lightning, de criação da própria Apple, para adotar o USB-C. A mudança seria implementada cerca de um ano depois da União Europeia votar a favor da padronização de smartphones, tablets, câmeras digitais, caixas de som e outros dispositivos pequenos para a mesma entrada de cabos até 2024.
A ideia do projeto é de reduzir a quantidade de cabos que o cliente precisa ter ao comprar um novo dispositivo de diferentes marcas.
O carregador de 30 pinos, conhecido como Lightning, foi apresentado pela Apple no lançamento do iPhone 5, no ano de 2012, que substituiu o antigo carregador mais robusto por um modelo mais moderno e de carregamento rápido.
Com o passar dos anos, a empresa também removeu a entrada de fones de ouvido de 3,5mm, unificando a entrada tanto para o carregador quanto para os fones cabeados. Porém, impossibilitando que os dois sejam usados simultaneamente.
Ainda não há informações se a mudança será para todos os novos modelos ou apenas para os Pro. O carregamento USB-C já chegou para Macbooks e iPads mais recentes.