Ouvindo...

De quem é o número que me ligou? Veja como descobrir

Ligações recebidas de números desconhecidos podem ser identificadas por apps especializados

Ligação telefônica de número desconhecido pode ser identificada

Elas incomodam: aquelas ligações insistentes, de números desconhecidos que não estão na lista de contatos, podem ser bem desagradáveis. E quem as recebe, em geral, quer saber quem foi o responsável por elas. Descobrir de quem é o número não é muito simples, mas há algumas opções.

Leia também:

Uma opção é inserir o número no Google, mas a principal alternativa são os aplicativos que ajudam a descobrir a origem de ligações — que, em geral, vêm de serviços de vendas e cobranças de dívidas. Para isso, essas plataformas usam uma base de dados de bilhões de números identificados como spam: além de permitir saber quem detém a linha, oferecem a opção de bloqueá-la.

Truecaller

Um desses apps é o TrueCaller. Ele identifica números de telefone, impede ligações de cobrança, trotes, golpes e telemarketing, bem como permite bloquear outros números e informa a operadora de contatos. Veja, a seguir, como instalá-lo.

Pesquise por Truecaller na Play Store ou na App Store e baixe o app no celular. Clique em “Comece agora” e, na tela seguinte, selecione o Truecaller como padrão. Em seguida, toque em “Definir como padrão” e, depois, em “Continuar”.

O próximo passo é permitir que o app tenha acesso ao registro de chamadas telefônicas e aos contatos. Depois, selecione seu número de telefone. A próxima etapa é ler a política de privacidade e os termos de serviço e, depois, tocar em “Concordar e continuar”.

Depois, crie seu perfil (pode usar o Google, o Facebook ou inserir manualmente). Por fim, siga as instruções que aparecem na tela e comece a usar o app.

Whoscall

O Whoscall tem funções semelhantes às do Truecaller. Pesquise por Whoscall na Play Store ou na App Store e faça o download da ferramenta no celular. Leia a política de privacidade e os termos de serviço e clique em “Aceitar e continuar”. Em seguida, defina o Whoscall como padrão.

O próximo passo é fazer o login pelo Google ou pelo Facebook. Depois, selecione seu DDD e clique em “Confirmar”. Automaticamente, ele vai categorizar as ligações — inclusive as recebidas antes da instalação.

Chamadas não identificadas

Quando as chamadas aparecem como número privado, restrito, bloqueado, desconhecido ou sem identificador de chamadas, os apps não podem ajudar. Isso porque eles não têm acesso ao número que fez a ligação quando ela é concluída em um desses modos — e o número é necessário para a consulta à base de dados.

Vale lembrar, ainda, que essas soluções dependem da participação da comunidade. Ou seja, os usuários devem nomear e reportar novos números constantemente — é um sistema parecido com o conceito do Waze: só é possível saber as condições do trânsito em uma região porque quem passa por ela informa a situação.