Enquanto o
ChatGPT tem um nome pouco criativo — a junção simples de chat, conversa, com GPT, a tecnologia de inteligência artificial usada pela ferramenta —, o Bard, do Google, foi nomeado de forma mais elaborada. Sabe de onde vem o nome dele?
Leia também:
Com origem em línguas celtas,
Bard significa bardo. “Um bardo é um contador de histórias profissional e, nas culturas celtas, os bardos eram treinados para lembrar e recitar histórias e poemas, e para compor novos”, explica o Google.
Em português, segundo o dicionário
Dicio, bardo é o “indivíduo que se dedicava à composição de poemas épicos, normalmente para serem acompanhados por um instrumento, como a lira ou harpa”. Por extensão, é a ‘designação geral de poeta ou trovador”.
Além disso, a palavra bardo deriva do francês barde, pelo latim “bardus, i”, e tem sentido de poeta ou cantor. “Entre os celtas ou gauleses, nome dado aos poetas, especialmente aos poetas que exaltavam o valor dos guerreiros; poeta, declamador”, aponta o Dicio.
Já disponível no Brasil em português, o
serviço cria textos em diferentes formatos. A empresa alerta, entretanto, que ele pode cometer erros e apresentar informações falsas. Isso porque suas informações vêm da internet — que, infelizmente, está repleta de desinformação.