Ouvindo...

Zé Delivery testa entrega com drone no Rio de Janeiro

Ambev iniciou projeto em 2021 e já fez testes em Jaguariúna, no interior de São Paulo

Zé Delivery testa entrega de bebidas com drone

Se depender do Zé Delivery, as remessas por drones podem se tornar comuns no Brasil em breve. Especializada em entregas de bebidas, a startup vai iniciar uma nova fase de testes dessa modalidade de logística como forma de proporcionar novas experiências aos consumidores.

Leia também:

O projeto, em parceria com a startup Speedbird Aero, tem apoio do Sandbox.Rio — iniciativa de inovação da Prefeitura do Rio de Janeiro. A rota inicial testada sai do Centro de Distribuição da Ambev em Jacarepaguá, sobrevoa o Rio Estiva e atravessa a Lagoa da Tijuca. Lá, o drone pousa próximo ao Freeway Center e é coletado por um entregador parceiro, que completa a rota da entrega.

O equipamento utilizado, modelo DLV-2, percorre cinco quilômetros em 15 minutos e pode transportar até 25 kg de produtos. “Estamos muito animados com essa nova etapa de testes. O objetivo do Zé é proporcionar a melhor experiência para nossos consumidores, por terra ou pelo ar”, diz Fernando Mazzarolo, vice-presidente do Zé Delivery.

A companhia quer ampliar o diálogo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para viabilizar novas rotas de voo, como a orla das praias cariocas. Com a medida, a marca busca ganhar eficiência nas entregas, especialmente em locais de difícil acesso. Além disso, a modalidade contribui para reduzir emissões de CO2.

Os novos testes dão continuidade ao projeto criado em 2021 pela Ambev para estudar a entrega de bebidas com drones. O primeiro voo de teste ocorreu em Jaguariúna, no interior de São Paulo, onde fica uma das fábricas da marca.