Ouvindo...

Carros da Tesla são acusados de acelerar sozinhos

Autoridade de trânsito americana diz que, desde 2020, foram registradas 127 ocorrências de aceleração involuntária dos modelos da marca

Tesla Model Y pode estar acelerando sem intervenção humana

Imagine se, enquanto você dirige seu carro, o veículo acelerasse por conta própria? É o que tem ocorrido com modelos da Tesla. A Administração Nacional da Segurança de Tráfego (National Highway Traffic Safety Administration – NHTSA), que fiscaliza o trânsito nos EUA, informa que foram registradas 127 ocorrências de aceleração involuntária dos veículos desde 2020.

Leia também:

Em 2021, a NHTSA analisou as informações dos computadores de bordo e concluiu que os motoristas confundiram os pedais e aceleraram o carro em vez de frear. Por isso, a entidade isentou a Tesla de responsabilidade e alegou que os acidentes foram causados por “uso incorreto do pedal de freio”.

Novas ocorrências

Nos EUA, um caso recente foi parar nos tribunais. Isso porque, depois de causar um acidente em um estacionamento, o taxista Akm Shamsuzzaman, que atua em Nova York, alegou que seu Tesla Model Y acelerou sozinho. Ele, então, foi à Justiça para pedir indenização à Tesla. O resultado ainda não saiu.

Há algumas semanas, um vídeo publicado no YouTube mostra que um motorista de táxi acelera repentinamente um Tesla Model Y em Bergen, na Noruega, e se envolve em um acidente. Acusado de direção negligente, ele diz que “havia algo errado com o carro”.

Em Vancouver, no Canadá, um Tesla caiu de uma balsa após supostamente acelerar sozinho, sem a intervenção do motorista. Após investigação policial, entretanto, o homem que dirigia o veículo foi considerado culpado e multado pelas autoridades locais.