O WhatsApp é o app de comunicação mais popular entre os brasileiros. Um relatório produzido pela We Are Social em parceria com a Meltwater aponta que, em janeiro de 2023, 93,4% dos usuários de internet com idades entre 16 e 64 anos usam o WhatsApp no Brasil.
Leia também:
A plataforma tem criado diferentes recursos para garantir a privacidade e a segurança de quem a adota no dia a dia. Veja, a seguir, algumas das principais ferramentas disponíveis no serviço.
Privacidade
Proteção de conversas
Essa opção permite enviar chats específicos para uma pasta secreta. Assim, se alguém pegar o telefone desbloqueado e abrir o WhatsApp não vai encontrar a conversa que foi oculta. Para abrir a pasta, vai ser preciso usar a senha ou biometria escolhida definida pelo titular da conta.
Se uma nova mensagem chegar ao chat protegido, os detalhes não vão aparecer na tela do smartphone. O conteúdo ficará protegido na pasta até que o usuário a acesse.
Chat temporário
Configurar um chat como temporário faz o conteúdo ser apagado periodicamente (24 horas, sete dias ou 90 dias), mesmo que não tenha sido lido. O remetente (ou administrador, em caso de grupos) é quem controla todos os detalhes.
Salvar na conversa
Em chats temporários, é possível manter mensagens — e evitar que sejam excluídas — com o recurso “Salvar na conversa”. Esse conteúdo fica, então, organizado por conversa na pasta “Mensagens salvas”. O que não for selecionado, será apagado.
Quem decide se alguém pode ou não guardar mensagens dentro da conversa temporária é o remetente: sempre que alguém tentar usar a função, o remetente será notificado. Em grupos, o controle é dos administradores.
Correção
Edição de mensagens
Essa função permite corrigir erros em mensagens já enviadas — serve, especialmente, quando o corretor do celular faz aquela correção que deixa a mensagem errada. Após o envio, o usuário tem 15 minutos para fazer a edição. Antes de essa função existir, a única opção era apagar ou mandar a palavra certa em outra mensagem.
Para editar uma mensagem no WhatsApp, é preciso tocar sobre ela para selecioná-la e escolher a opção Editar. No Android, o recurso fica no menu de três pontinhos no canto superior direito da tela. Já no iOS, a função está no menu que aparece quando a mensagem é selecionada. A versão atualizada da mensagem passa a ser exibida, com uma observação de que houve edição.
Segurança da informação
Proteção de conta
Antes de transferir uma conta para um novo celular, é possível definir confirmações adicionais. Assim, durante o processo, o dispositivo antigo vai informar o horário da solicitação e o modelo do novo aparelho, bem como confirmará se a transferência pode ser realizada. O objetivo é que a função alerte os usuários se eles forem alvo de tentativa não autorizada de transferência.
Verificação contra malware
Evita que os usuários sejam atingidos por malware e outros códigos maliciosos. Trata-se de uma verificação automática, que não requer intervenção do usuário.
Código de criptografia
O código único de criptografia — que indica que uma conversa é protegida de ponta a ponta — estará disponível nas informações do contato, na aba “Criptografia”.