Ouvindo...

Já viu uma bicicleta com “rodas quadradas”? A gente mostra

Engenheiros do canal The Q criaram alternativa que usa esteiras rolantes

Bicicleta que usa esteiras rolantes em vez de rodas

De acordo com o Dicio, o substantivo “roda” significa “objeto mais ou menos circular; círculo”. As rodas estão presentes, por exemplo, nas bicicletas. Elas são a opção mais conveniente para ir de um ponto a outro sem andar — e devem ser bem redondas para garantir o maior nível possível de conforto.

Leia também:

E se as rodas fossem substituídas, por exemplo, por acessórios quadrados? O canal científico The Q, do YouTube, fez a experiência. A equipe criou um sistema que usa força de tração para fazer uma bicicleta se mover mesmo sem o uso de rodas convencionais — e, ainda assim, de maneira confortável.

Segundo a Ciência, objetos físicos que estão em contato exercem forças uns sobre os outros. Quando um deles é uma corda, uma corrente ou um cabo, esse efeito é chamado de força de tração. A tração é uma força que puxa e sua direção sempre será paralela à corrente. Então, a única função da corrente é puxar: ela nunca vai empurrar.

Os engenheiros que desenvolveram a alternativa explicam que o dispositivo funciona como uma esteira em que só a parte emborrachada se move. Eles ressaltam, porém, que o movimento é limitado e mais lento.

Como a estrutura é quadrada, ela não rola. Em vez disso, os pneus de borracha foram combinados com correntes de bicicleta para criar um piso contínuo que rola por fora da estrutura. Então, quando o usuário pedala, a borda inferior da esteira desliza pelo chão.