A criação de até 1,4 milhão de contas de crianças
https://www.itatiaia.com.br/editorias/itatiaia-tecnologia/2022/08/18/tiktok-e-rede-social-mais-utilizada-por-criancas-e-adolescentes-no-brasil de menos de 13 anos no Reino Unido garantiu uma multa de £ 12,7 milhões ao TikTok. As próprias regras da rede social apontam que menores de 13 anos não podem ter perfis na plataforma. A agência de regulação digital do Reino Unido (ICO) considera que o serviço falhou em proteger a privacidade das crianças.
Leia também:
Segundo a ICO, o TikTok não implementou mecanismos de verificação para identificar e anular contas criadas por crianças abaixo da idade mínima exigida. Além disso, os dados dos
menores foram capturados pelo aplicativo sem o consentimento dos responsáveis. “Há leis no Reino Unido para garantir a segurança de crianças no ambiente virtual. O TikTok não as respeitou”, informa John Edwards, comissário britânico da informação.
O app tem enfrentado
proibições do uso por governos em diferentes países (como EUA, Canadá, Austrália, Reino Unido e Comissão Europeia) em razão da falta de transparência no tratamento de dados de usuários. Especialistas em segurança da informação alertam para a coleta em massa de informações de usuários praticada pelo app as autoridades temem que elas sejam compartilhadas com a China.
A China tem criticado a proibição e afirmou que a medida discrimina empresas chinesas. “Pedimos às autoridades que respeitem as normas da economia de mercado e os princípios da concorrência leal, além de proporcionar às empresas chinesas um ambiente comercial justo, transparente e não discriminatório”, diz Mao Ning, do Ministério das Relações Exteriores da China.