Ouvindo...

Reino Unido multa TikTok por permitir criação de contas por crianças

Agência britânica diz que foram criadas até 1,4 milhão de contas por crianças britânicas menores de 13 anos

TikTok tem enfrentado proibição de uso em diferentes países

A criação de até 1,4 milhão de contas de crianças https://www.itatiaia.com.br/editorias/itatiaia-tecnologia/2022/08/18/tiktok-e-rede-social-mais-utilizada-por-criancas-e-adolescentes-no-brasil de menos de 13 anos no Reino Unido garantiu uma multa de £ 12,7 milhões ao TikTok. As próprias regras da rede social apontam que menores de 13 anos não podem ter perfis na plataforma. A agência de regulação digital do Reino Unido (ICO) considera que o serviço falhou em proteger a privacidade das crianças.

Leia também:

Segundo a ICO, o TikTok não implementou mecanismos de verificação para identificar e anular contas criadas por crianças abaixo da idade mínima exigida. Além disso, os dados dos menores foram capturados pelo aplicativo sem o consentimento dos responsáveis. “Há leis no Reino Unido para garantir a segurança de crianças no ambiente virtual. O TikTok não as respeitou”, informa John Edwards, comissário britânico da informação.

O app tem enfrentado proibições do uso por governos em diferentes países (como EUA, Canadá, Austrália, Reino Unido e Comissão Europeia) em razão da falta de transparência no tratamento de dados de usuários. Especialistas em segurança da informação alertam para a coleta em massa de informações de usuários praticada pelo app as autoridades temem que elas sejam compartilhadas com a China.

A China tem criticado a proibição e afirmou que a medida discrimina empresas chinesas. “Pedimos às autoridades que respeitem as normas da economia de mercado e os princípios da concorrência leal, além de proporcionar às empresas chinesas um ambiente comercial justo, transparente e não discriminatório”, diz Mao Ning, do Ministério das Relações Exteriores da China.