Enquanto os sistemas de
Leia mais:
Com cerca de 900 páginas, o documento foi elaborado entre março e dezembro de 2022. “A gente sabe que o tema é multidisciplinar. Ele envolve todas as áreas do conhecimento da sociedade e, por isso, o objetivo é entender quais são os benefícios desse sistema e quais são os riscos”, explica a advogada Laura Schertel em entrevista ao Jornal da Globo.
Ela destaca que o objetivo de toda regulação é tentar reduzir os riscos para ampliar os benefícios, tanto para o indivíduo quanto para sociedade. O grupo quer estimular a inovação e, ao mesmo tempo, garantir respeito aos direitos humanos. As principais recomendações do relatório tratam de aspectos como segurança, transparência e discriminação.
A advogada aponta que a comissão identificou uma
Ela perguntou ao ChatGPT se é possível e necessário regular a inteligência artificial. “Ele respondeu que a inteligência artificial pode trazer muitos benefícios, mas apresenta riscos significativos, como proteção do bem-estar humano, transparência e responsabilidade, e discussão sobre segurança cibernética”, conta. “No fim, ele disse que é importante garantir que a tecnologia seja usada de forma responsável e segura, protegendo os direitos e a dignidade das pessoas e promovendo o bem-estar social.”