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Em teste, Google impede acesso a notícias no Canadá

Empresa testa resposta a projeto de lei que prevê pagamento a portais por exibição de notícias

Google faz teste e impede acesso a notícias no Canadá

Uma proposta em discussão no Senado do Canadá levou o Google a bloquear o acesso a alguns sites de notícias. O projeto de lei sugere obrigar as empresas a pagarem pela difusão de conteúdo de meios locais — o Google, então, fez o teste para responder à ideia. “Realizamos milhares de testes todos os anos para avaliar qualquer mudança potencial nas buscas”, diz Shay Purdy, porta-voz da companhia.

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Segundo o Google, 4% dos usuários do buscador no Canadá estão incluídos na experiência, que começou no início de fevereiro e terá efeito por cinco semanas. Purdy explica que o objetivo é “testar de forma breve potenciais respostas no produto” de acordo com o proposto na Lei de Notícias Online.

O projeto de lei busca ajudar o setor de editores de notícias do Canadá que, segundo Pablo Rodriguez, ministro de Patrimônio, “está em crise”. Desde 2008, mais de 450 sites de notícias fecharam no país. A imprensa acusa Google e Meta de lucrarem com seus conteúdos por meio de publicidade.

Com a nova lei, as plataformas teriam de fazer acordos comerciais justos com os meios de comunicação canadenses de forma a pagar por notícias e informações compartilhadas em seus domínios. As empresas de tecnologia (como Google e Meta, que é dona de Facebook, Instagram e WhatsApp) avaliam o projeto como excessivo.