Testes iniciados pelo consumidor no aplicativo Speedtest em todas as principais
Leia mais:
Doug Suttles, CEO da Ookla, diz que a premiação é global. “Os Speedtest Awards, apresentados pela Ookla, são uma designação de elite reservada para as operadoras móveis e de banda larga fixa mais rápidas e de melhor desempenho em todo o mundo.”
Para a análise, a Ookla considera operadoras com mais de 3% do total de amostras de teste. A organização, então, utiliza o Speed Score, que incorpora uma medida da velocidade de download e upload de cada provedor para classificar o desempenho da velocidade da rede, para determinar qual operadora é a mais rápida. Veja os resultados a seguir.
Latência multi-servidor em redes móveis: a Claro alcançou 45,74 ms, enquanto a mediana do Brasil (que inclui todas as operadoras móveis) é 51,57ms.
Consistência de redes móveis: o resultado da Claro foi de 85,82%. A mediana no país atinge 83,05%.
Download em banda larga fixa: a mediana da Claro foi de 144,61 Mbps (no Brasil foi de 97,75 Mbps);
Consistência wi-fi: enquanto a Claro alcançou um índice de 88,27%, a mediana no país foi de 84,84%.
A pontuação é composta 80% pelo desempenho do download e 20% do upload. São utilizadas as velocidades medianas, que representam o que a maioria dos clientes dos provedores de rede experimenta no dia a dia. A Claro obteve o Speed Score mais alto, com 77,17, no segundo semestre de 2022. Em seguida, vêm Vivo (76,51), TIM (75,73) e Oi (31,49).
Já na melhor experiência para vídeos, a Claro lidera tanto na internet móvel quanto na banda larga fixa no primeiro semestre de 2022. O score considera outros parâmetros, como a taxa de bits média adaptativa. A Claro fica em primeira, com 81,55 na internet fixa e 70,18 na móvel. A Vivo fica em segundo lugar na internet fixa e em terceiro na móvel. A TIM aparece apenas na categoria móvel e obtém o segundo lugar. Já a Oi perde em ambos os quesitos.