Ouvindo...

Referência na educação de qualidade e cidadania, Escolas SESI estão com matrículas abertas

Projeto pedagógico garante a melhor base educacional com acolhimento e muito aprendizado

Referência na educação de qualidade e cidadania, Escolas SESI estão com matrículas abertas

Com a chegada da última quinzena de férias, cresce a expectativa das famílias para o início do ano letivo. E entre aquelas que têm crianças pequenas, que vão começar oficialmente a vida escolar, algumas dúvidas e questionamentos podem surgir. Como escolher a melhor escola e o projeto pedagógico que a criança vai seguir? Para os pais que estão iniciando a trajetória escolar das crianças, esta escolha é muito importante e envolve toda a família.

É sabido que a primeira etapa do sistema educacional é fundamental na formação dos cidadãos e consequentemente, no desenvolvimento da sociedade e da nação como um todo. Além dos conhecimentos curriculares, é nesta etapa que começam a ser trabalhados os aspectos cognitivo, físico, motor, psicológico, cultural, ético e social. E quem já passou por esta experiência sabe que nesta fase, o acolhimento é tão importante quanto a educação de qualidade. Experiente nesta área e apaixonada pelo que faz, a pedagoga Mariângela Santos, da escola SESI Contagem Alvimar Carneiro de Rezende destaca que é preciso buscar a formação de valores e a empatia, por isto, em todas as unidades do SESI, “dentro dos conteúdos, habilidades e competências que são construídas no dia a dia, todos têm esse cuidado, esse olhar com o aluno”. Afinal, é nesse momento que a criança começa a elaborar suas potencialidades e é quando começam também a entender onde estão suas dificuldades e precisam de um olhar humanizado para poder criar as soluções que necessitam.

Nesta primeira etapa do ensino fundamental, quando os alunos começam a se alfabetizar e têm contato com conteúdos de disciplinas diferentes, como a matemática, o raciocínio lógico e as ciências, é importante também a presença de profissionais que não só dominam a matéria, mas conseguem despertar nas crianças o gosto em estudar e em aprender. Nas escolas SESI, a garotada aprende a unir conhecimento e habilidades emocionais. Para estimular o envolvimento dos alunos, são desenvolvidos jogos e atividades lúdicas ligados à faixa etária de cada grupo. Mariângela Santos explica que, “para trabalhar a literatura, por exemplo, é preciso encantar essa criança, trabalhar com o imaginário dela, com a ludicidade. Assim, a criança constrói a memória afetiva do conhecimento que leva para a vida.”

Nesta chegada à escola, é fundamental ainda um ambiente acolhedor e preparado para oferecer tudo que uma criança precisa para se desenvolver, se relacionar e se sentir segura. No SESI, esse é um pilar que norteia o trabalho desenvolvido com os pequenos.

Por meio de iniciativas como a Rede SESI de Virtudes, o processo de aprendizagem é pensado para que o aluno possa se desenvolver como cidadão, como alguém que dê valor para a coletividade não só local, como global. Desta forma, o aluno é preparado para se relacionar também com outras culturas.

Todo o trabalho pedagógico inclui um suporte aos alunos, às famílias e aos professores. Nas Escolas SESI, um time de pedagogas acompanha não só o desenvolvimento real da capacidade técnica e cidadã da criança, mas trabalha também próximo dos professores, trazendo propostas e modelos de abordagem que são focados nas individualidades de cada aluno, de cada turma, para poderem desenvolver e se relacionar com plenitude e com o cuidado e atenção necessários.

E a pedagoga Mariângela Santos finaliza: nas Escolas SESI “o aluno é preparado para o mercado de trabalho, para a formação de um país com sustentabilidade, preocupado com o meio ambiente e com resoluções de problemas que fazem parte do dia a dia. Assim, ele vai se sentir parte integrante de uma sociedade que precisa ser construída para um mundo melhor”.

Para as famílias que buscam uma escola que tem futuro dentro de seu ensino, ainda estão sendo disponibilizadas últimas vagas para 2023. Mais informações e as inscrições estão disponíveis em www.sesimg.com.br.