Ouvindo...

Anonymous divulga lista de financiadores de vandalismo em Brasília

Documento contém dados de indivíduos supostamente responsáveis por financiar ataques

Especialista em segurança digital, grupo tem agido para encontrar responsáveis por depredação em Brasília

Uma lista com 50 nomes foi divulgada pelo EterSec, conhecido como uma célula do Anonymous, como possíveis responsáveis por financiar os atos criminosos que destruíram instalações dos Três Poderes em Brasília no domingo (8). Entre os citados há vários políticos como Magno Malta (ex- senador pelo Espírito Santo), Luciano Zucco (deputado federal pelo Rio Grande do Sul), Erica Clarissa Borva Cordeiro (deputada estadual por Pernambuco) e outros.

Leia mais:

A relação tem, ainda, nomes de empresários e indivíduos ligados a polícias de todo o Brasil. “Entre as inúmeras lideranças identificadas, há envolvidos não somente nos atos terroristas, mas com extenso histórico de outros crimes e transgressões”, diz comunicado divulgado pelo EterSec.

O documento inclui dados como nome, CPF, contas em redes sociais, data de nascimento e empresas. “Como em exposeds passados, é extensa a lista de empresários e outras personalidades patrocinando e manipulando tais atos golpistas. O que ainda não foi exposto ao povo é o que está atrás da cortina”, aponta o grupo. “Figuras da elite gerenciando e financiando atos antidemocráticos. Ônibus e viagens para Brasília bancados por dirigentes e chefes de estados.”

A reportagem da Itatiaia procurou o EterSec para obter mais informações sobre a lista divulgada pela entidade. Assim que houver resposta, este conteúdo será atualizado.

Opinião da população

Uma pesquisa realizada pelo instituto Atlas aponta que 75,8% da população brasileira discorda dos atos de vandalismo, enquanto 18,4% concordam e 5,8% não sabem. Além disso, para 50,2%, Jair Bolsonaro é responsável pela invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF). Já 42,7% discordam dessa tese.

Os pesquisadores perguntaram aos entrevistados se acredita que Lula recebeu mais votos nas últimas eleições. Entre os participantes do levantamento, 56,4% acreditam que Lula, de fato, venceu, mas 39,7% não creem no resultado apurado nas urnas eletrônicas.