Muitas novidades chegaram ao
Leia mais:
Um dos destaques do ano foi o assistente virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): o chatbot que tira dúvidas sobre o processo eleitoral, criado para as Eleições 2020, recebeu mais tópicos. Veja, a seguir, outras alterações importantes no mensageiro.
Esconder status “online”
Esse era um dos recursos mais aguardados pelos brasileiros. A função está disponível para todos os usuários desde novembro e garante mais privacidade e controle sobre a disponibilidade apresentada no aplicativo. Para ativá-la, siga os passos:
clique nos três pontinhos no canto superior direito;
selecione “Configurações”;
escolha “Privacidade";
toque em “Visto por último e online";
defina quem pode ver o “visto por último” (“Todos”, “Meus contatos”, “Meus contatos, exceto...” ou “Ninguém”);
determine quem pode ver o “online” (“Todos” ou “Mesmo que “visto por último"”).
Sair de grupos sem alarde
Com essa opção, ao decidir deixar um grupo, é possível notificar apenas os administradores. Assim, a saída não é informada a todos os integrantes. A ferramenta já está disponível e não há configurações específicas para usá-la.
Reproduzir áudios de forma acelerada
A opção permite aumentar a velocidade de reprodução de áudios em 1,5 ou 2 vezes. Além disso, a plataforma passou a reproduzir as mensagens de voz fora da conversa, ou seja, sem que a conversa esteja aberta.
O mensageiro incluiu, ainda, a possibilidade de pausar e retomar gravações, ouvir mensagens de voz antes de enviar, e pausar e retomar a reprodução de áudios. As mensagens de voz agora apresentam uma representação visual do som em forma de gráfico de onda.
Reagir a mensagens com emojis
Desde abril, é possível usar emojis para reagir a mensagens. Inicialmente, eram apenas seis opções (👍❤️😂😮😢🙏), mas algum tempo depois
Conversar consigo mesmo
A possibilidade de usar o mensageiro para anotações foi oficializada pelo WhatsApp. Antes, muitos criavam grupos em que o único participante era o próprio contato para ter uma opção rápida e fácil para recados
na tela inicial, clique no ícone de nova conversa no canto inferior direito;
o primeiro contato será você mesmo;
selecione-o para enviar mensagens.
Ter mais tempo para apagar mensagens
O apagamento de mensagens para todos os participantes de uma conversa agora pode ser feito até dois dias depois do envio. Anteriormente, o limite era de uma hora, oito minutos e 16 segundos. Para isso, basta segurar a mensagem para selecioná-la e clicar no ícone de lixeira no topo da tela. Aí, é só selecionar “apagar para mim” ou “apagar para todos”.
Recuperar mensagens apagadas
Recurso permite
se selecionar “Apagar para mim” sem querer, toque em “Desfazer” em seguida;
a mensagem voltará ao chat.
Criar e usar avatar
É possível
no Android, toque nos três pontinhos e escolha “Configurações”; no iPhone, vá a “Configurações";
selecione “Avatar” e “Criar avatar";
siga as etapas para criar o personagem e, ao final, toque em “OK”.
Fazer enquetes
As
vá a uma conversa ou grupo no WhatsApp;
no Android, clique no ícone de clipe; no iPhone, toque no botão +;
selecione “Enquete";
adicione uma pergunta e as opções a serem votadas;
clique em “Enviar”.
Compartilhar links de chamadas
O início e a participação em chamadas de áudio e vídeo ficou mais fácil com os “Links de Chamada”. Para usar o recurso, vá à aba “Chamadas” no aplicativo e use a opção “Criar link da chamada”. Selecione o tipo de chamada, se áudio ou vídeo, e escolha como compartilhar o link com familiares e amigos (“Enviar link via WhatsApp”, “Copiar link” ou “Compartilhar link”).
Fazer chamadas com até 32 pessoas
Além de aumentar quantidade de participantes nas chamadas, plataforma modificou o visual da tela para facilitar a conversa entre várias pessoas. Anteriormente, as chamadas de voz permitiam oito participantes.
Localizar lojas e comprar produtos
A jornada completa do
Reencaminhar mensagens com limite
Conteúdos recebido por encaminhamento só podem ser repassados para um grupo por vez no aplicativo — anteriormente, até cinco contatos ou grupos poderiam ser selecionados de uma vez. O objetivo é reduzir a disseminação de desinformação.
Criar comunidades
O