Ouvindo...

Relembre o que mudou no WhatsApp em 2022

Novas funcionalidades trouxeram mais privacidade a usuários

Muitas novidades chegaram ao WhatsApp em 2022. Algumas delas eram pedidos antigos dos usuários, como a possibilidade de esconder o status online e a aceleração da reprodução de áudio.

Leia mais:

Um dos destaques do ano foi o assistente virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): o chatbot que tira dúvidas sobre o processo eleitoral, criado para as Eleições 2020, recebeu mais tópicos. Veja, a seguir, outras alterações importantes no mensageiro.

Esconder status “online”

Esse era um dos recursos mais aguardados pelos brasileiros. A função está disponível para todos os usuários desde novembro e garante mais privacidade e controle sobre a disponibilidade apresentada no aplicativo. Para ativá-la, siga os passos:

  • clique nos três pontinhos no canto superior direito;

  • selecione “Configurações”;

  • escolha “Privacidade";

  • toque em “Visto por último e online";

  • defina quem pode ver o “visto por último” (“Todos”, “Meus contatos”, “Meus contatos, exceto...” ou “Ninguém”);

  • determine quem pode ver o “online” (“Todos” ou “Mesmo que “visto por último"”).

Sair de grupos sem alarde

Com essa opção, ao decidir deixar um grupo, é possível notificar apenas os administradores. Assim, a saída não é informada a todos os integrantes. A ferramenta já está disponível e não há configurações específicas para usá-la.

Reproduzir áudios de forma acelerada

A opção permite aumentar a velocidade de reprodução de áudios em 1,5 ou 2 vezes. Além disso, a plataforma passou a reproduzir as mensagens de voz fora da conversa, ou seja, sem que a conversa esteja aberta.

O mensageiro incluiu, ainda, a possibilidade de pausar e retomar gravações, ouvir mensagens de voz antes de enviar, e pausar e retomar a reprodução de áudios. As mensagens de voz agora apresentam uma representação visual do som em forma de gráfico de onda.

Reagir a mensagens com emojis

Desde abril, é possível usar emojis para reagir a mensagens. Inicialmente, eram apenas seis opções (👍❤️😂😮😢🙏), mas algum tempo depois quase 4 mil ícones foram incluídos na lista. As reações são protegidas com criptografia de ponta a ponta, o que garante que ninguém fora da conversa tenha acesso a essa informação.

Conversar consigo mesmo

A possibilidade de usar o mensageiro para anotações foi oficializada pelo WhatsApp. Antes, muitos criavam grupos em que o único participante era o próprio contato para ter uma opção rápida e fácil para recados para si mesmo. Veja como usar:

  • na tela inicial, clique no ícone de nova conversa no canto inferior direito;

  • o primeiro contato será você mesmo;

  • selecione-o para enviar mensagens.

Ter mais tempo para apagar mensagens

O apagamento de mensagens para todos os participantes de uma conversa agora pode ser feito até dois dias depois do envio. Anteriormente, o limite era de uma hora, oito minutos e 16 segundos. Para isso, basta segurar a mensagem para selecioná-la e clicar no ícone de lixeira no topo da tela. Aí, é só selecionar “apagar para mim” ou “apagar para todos”.

Recuperar mensagens apagadas

Recurso permite desfazer a exclusão de mensagens no aplicativo quando um conteúdo for apagado por engano na opção “Apagar para mim”. Veja como usar:

  • se selecionar “Apagar para mim” sem querer, toque em “Desfazer” em seguida;

  • a mensagem voltará ao chat.

Criar e usar avatar

É possível criar um avatar e usá-lo como foto de perfil ou enviá-lo em conversas. O ícone tem visual semelhante aos do Facebook e do Instagram, mas ainda não é possível integrá-los entre as plataformas. Para criar o seu:

  • no Android, toque nos três pontinhos e escolha “Configurações”; no iPhone, vá a “Configurações";

  • selecione “Avatar” e “Criar avatar";

  • siga as etapas para criar o personagem e, ao final, toque em “OK”.

Fazer enquetes

As enquetes permitem obter opiniões de participantes de grupos. O recurso informa todos os votos registrados e os nomes dos votantes. Para criar uma enquete:

  • vá a uma conversa ou grupo no WhatsApp;

  • no Android, clique no ícone de clipe; no iPhone, toque no botão +;

  • selecione “Enquete";

  • adicione uma pergunta e as opções a serem votadas;

  • clique em “Enviar”.

Compartilhar links de chamadas

O início e a participação em chamadas de áudio e vídeo ficou mais fácil com os “Links de Chamada”. Para usar o recurso, vá à aba “Chamadas” no aplicativo e use a opção “Criar link da chamada”. Selecione o tipo de chamada, se áudio ou vídeo, e escolha como compartilhar o link com familiares e amigos (“Enviar link via WhatsApp”, “Copiar link” ou “Compartilhar link”).

Fazer chamadas com até 32 pessoas

Além de aumentar quantidade de participantes nas chamadas, plataforma modificou o visual da tela para facilitar a conversa entre várias pessoas. Anteriormente, as chamadas de voz permitiam oito participantes.

Localizar lojas e comprar produtos

A jornada completa do “Guia de Negócios”, que permite encontrar estabelecimentos, conversar com lojistas e concluir compras no aplicativo de mensagens, foi lançada no Brasil. Pagamentos poderão ser feitos diretamente no app com cartão de débito ou crédito. Está disponível inicialmente apenas para usuários de Android — e não há previsão de chegada ao iOS.

Reencaminhar mensagens com limite

Conteúdos recebido por encaminhamento só podem ser repassados para um grupo por vez no aplicativo — anteriormente, até cinco contatos ou grupos poderiam ser selecionados de uma vez. O objetivo é reduzir a disseminação de desinformação.

Criar comunidades

O WhatsApp Comunidades permite reunir vários grupos em um mesmo espaço. Assim, os administradores podem enviar mensagens aos participantes de todos eles simultaneamente. O objetivo é atender a grupos com o mesmo interesse, como escolas, congregações religiosas, condomínios e outros. Em razão das Eleições 2022, o Ministério Público Federal de São Paulo recomendou que a ferramenta fosse lançada apenas em janeiro de 2023. A empresa concordou e ainda não definiu a data de liberação da funcionalidade no país.

Leia mais