Apps oficiais da Copa do Mundo 2022, cujo download é recomendado pelo
Leia mais:
11 inovações apresentadas em Copas do Mundo; e uma delas saiu de MG Al Rihla: bola tecnológica tem sensor para detectar lances importantes
Segundo a Comissão Federal de Proteção de Dados e Liberdade de Informação (BfDI) da Alemanha, o app oficial da
A autoridade alemã aponta que o app é capaz de impedir que o aparelho entre em modo de repouso em circunstâncias específicas. Além disso, o pedido de permissão para acesso à conexão móvel do usuário é descrito como problemático.
Outra solução apontada pelo BfDI é o Ehteraz, um app oficial do governo do Catar, cujo uso é obrigatório para quem precisar de atendimento médico no país. Oficialmente, ele é usado para rastrear contatos para controle da covid-19, mas oferece risco na autorização do uso da galeria de fotos e vídeos, bem como solicita liberação para ler e modificar outros dados.
O governo alemão sugere o uso de celulares alternativos para esses apps. França e Noruega, por sua vez, classificam os softwares como spywares. As autoridades de ambos os países recomendam que o download só seja feito se for absolutamente necessário.
O cuidado deve ser ainda maior entre integrantes de grupos vulneráveis e minorias, especialmente os considerados como fora da lei no Catar, como a comunidade LGBTQIA+. O temor está relacionado ao rastreamento, à perseguição e à coleta de dados, bem como à vigilância em cidades e estádios a partir de sistemas de reconhecimento facial.
O governo do Catar não respondeu sobre os alertas. Apple e Google também não se pronunciaram sobre possíveis riscos, mas os aplicativos estão disponíveis nas lojas oficiais do Android e do iOS.