Ouvindo...

Apple tira carregador de produto, mas, no Brasil, acessório é mantido

Apesar de proibição de venda iPhone 12 sem carregador, companhia continua a comercializá-lo

Carregador do Siri Remote foi retirado da embalagem da Apple TV 4K em vários países

Mais um produto da Apple vai ser vendido sem carregador. É a Apple TV 4K com Siri Remote, que já está disponível no Brasil e em outros países. O modelo vem sem o cabo utilizado para carregar o controle remoto — o controle é essencial para a interação com aplicativos e games.

No Brasil, entretanto, o acessório está mantido. Já em países como Portugal, EUA, Alemanha, Reino Unido, Itália e outros, ele é vendido separadamente. As versões anteriores do dispositivo acompanham o cabo para transferência de dados e carregamento do dispositivo. O carregador deixou de ser incluído nas embalagens de celulares da marca em 2020, com a justificativa de reduzir a quantidade de lixo eletrônico e incentivar o consumo sustentável.

Para a Justiça brasileira, a Apple demonstra má-fé e motiva propaganda enganosa, uma prática abusiva, ao justificar a medida como defesa do meio ambiente. Diferentes órgãos — de Procons de várias partes do Brasil a outras instituições governamentais — se posicionam contra a política da empresa.

A decisão de manter o cabo no Brasil parece ter relação com o histórico da Justiça brasileira com a empresa — recentemente, a companhia foi multada e proibida de vender o iPhone 12 sem carregador por aqui. Por enquanto, a Apple recorre da decisão e a comercialização dos aparelhos continua mesmo sem o acessório.