A qualidade do sono é muito importante na recuperação de atletas. Por isso, os jogadores da Seleção Brasileira terão essa característica monitorada durante a Copa do Mundo do Catar. O acessório que vai permitir esse acompanhamento é um anel inteligente.
Camisas alternativas da Seleção Brasileira da Shopee são sucesso nas redes sociais
Veja a camisa principal da seleção brasileira para a Copa do Catar
Além de identificar a duração do sono, o anel reconhece as diferentes etapas de descanso. Em geral, cada indivíduo passa por sono leve, moderado, profundo e REM (Movimento Rápido dos Olhos, a fase em que os sonhos acontecem e quando a mente de fato descansa).
Pequeno e leve, o dispositivo tem diversos sensores internos e pode monitorar frequência cardíaca e temperatura corporal, entre outros. As informações obtidas serão controladas pela equipe do técnico Tite, que deve orientar os treinos de acordo com os resultados.
Além disso, os jogadores também podem ter os dados sincronizados em seus celulares. “Eu costumo ver quanto tempo dormi em alta intensidade, o sono profundo mesmo”, diz Bruno Guimarães, jogador do Newcastle, na Inglaterra.
O modelo utilizado pela Seleção não foi confirmado, mas pelas imagens parece se tratar do Oura Ring de terceira geração. Lançado em 2021, ele tem até uma versão de luxo personalizada pela Gucci.
A fabricante informa que as medições realizadas nos dedos podem ser mais precisas do que as feitas no pulso (por relógios e pulseiras inteligentes). Isso porque os dedos têm distância menor até as artérias e o sinal recebido pelos sensores seria mais correto.
O Oura Ring 3 pode ser comprado por qualquer interessado, mas não está disponível de forma direta no Brasil. O acessório custa US$ 299 dólares nos EUA (pouco mais de R$ 1.500 em conversão direta e sem a adição de impostos e demais taxas).