Ouvindo...

Pet robô com mais de 700 emoções se comporta como filhote de cachorro

Acessório está em desenvolvimento e já pode ser reservado para compra

Loona interage como se fosse um filhote de cachorro

São apenas 17 cm de altura e um visor que expressa mais de 700 emoções. Essa é a Loona, um pet robô, que já arrecadou quase US$ 1 milhão em uma campanha no Kickstarter. Criada pela KEYi Technology, Loona tem comportamento muito semelhante ao de um filhote de cachorro.

Sua estrutura tem duas pernas e quatro pequenas rodas, sobre as quais o pet se locomove. Além disso, Loona pode se equilibrar sobre duas rodas, como se pedisse carinho. O robôzinho faz rotações completas (ou seja, gira 360°).

Loona tem uma câmera de alta definição e tecnologia de reconhecimento facial. Com isso, pode interpretar rostos, expressões e gestos. Para o reconhecimento de voz, ela tem quatro microfones e usa a tecnologia Amazon Lex — a mesma da assistente Alexa.

Com detecção de movimentos, arestas e bordas em 3D (algo semelhante aos robôs aspiradores), Loona não esbarra em móveis, e ainda é capaz de acompanhar humanos pelo ambiente e planejar trajetórias. Ela pode receber o dono quando ele chega em casa e correr atrás de bolinhas, por exemplo.

Outras ações realizadas pelo robô incluem as capacidades de fazer beatbox e posar para fotos. Com entrega prevista para a partir de fevereiro de 2023, a Loona custa a partir de US$ 299. Por enquanto, o Brasil não está na lista de países a que o produto é enviado.

O robô vai ter um ano de garantia e o kit vendido no Kickstarter inclui o pet, um carregador USB-C e manual de instruções. Loona é contrada a partir de um aplicativo. A partir de abril de 2023, a empresa planeja que Loona funcione como assistente doméstica.