Uma iniciativa já tradicional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai permitir novamente que os eleitores testem o processo eleitoral na prática: o simulador de
Para conhecer o sistema,
O processo mostra a ordem da votação na eleição de 2022: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Quem escolher simular 2022 Eleições Gerais (Distrito Federal), votando no primeiro turno verá: deputado federal, deputado distrital, senador, governador e presidente.
Se simular o segundo turno, o eleitor verá, apenas, os cargos majoritários (governador e presidente), com dois candidatos cada. Se o eleitor escolher a opção 2022 Eleições Gerais (Exterior), o sistema simula apenas o voto para presidente: com cinco opções no primeiro turno e duas no segundo turno.
Se inserir um número que não está disponível, verá a mensagem de que, ao confirmar, o voto será nulo. Ao escolher o botão “Branco”, será informado de que o voto será computado como branco se a opção for confirmada. A cada candidato inserido e confirmado, é possível ouvir o barulhinho característico da urna eletrônica.
É possível conhecer o