Ouvindo...

Vai chover? Confira como fica a previsão do tempo para o sábado (20) em BH

Inverno vai chegando ao fim e primavera chega trazendo chuvas para a capital mineira

A previsão do tempo deste sábado (20) prevê possibilidade de chuva para BH

O período chuvoso começa a dar as caras em Belo Horizonte e a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que será preciso sair de guarda-chuva neste sábado (20).

Segundo o instituto, teremos um início de fim de semana de calor e chuvas. As temperaturas terão mínima de 17ºC e máxima de 31ºC. No período da manhã, o sol aparecerá entre muitas nuvens. À tarde, muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. No período noturno, céu com muitas nuvens.

Ainda segundo o Inmet, os ventos estarão de fracos a moderados. A umidade mínima do ar será de 35%. A máxima, de 90%.

O Inmet ainda especificou o clima em algumas localidades da capital. Na Pampulha, céu claro a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, mínimas entre 20ºC e 22ºC e máximas entre 29ºC e 31ºC.

No Santo Agostinho, céu claro a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, mínimas entre 20ºC e 22ºC e máximas entre 29ºC e 31ºC.

Leia também

Inmet faz prognóstico para últimos dias do inverno

A primavera, que marca a transição entre o período seco e a estação chuvosa no Brasil, começa no dia 22 de setembro de 2025, às 15h19. O Inmet fez prognóstico para a transição de estações em Minas Gerais.

Leia o comunicado na íntegra:

“Os últimos dias do inverno serão de temperaturas elevadas em todo o estado de Minas Gerais. Os dias serão de sol entre poucas nuvens, com baixos índices de umidade no período da tarde. Entretanto, o forte calor esperado para os próximos dias não caracteriza onda de calor, por não ter os requisitos que o INMET utiliza para classificar como tal. Além disso, o padrão da atmosfera na Região Centro-Oeste já está mais úmido, sinalizando um possível fim da estação seca na região.

Nos próximos dias, a propagação de umidade em médios níveis da atmosfera do Centro-Oeste para a Região Sudeste pode favorecer o desenvolvimento de áreas de instabilidade em pontos isolados do centro-sul e oeste do estado, provocando temporais rápidos e isolados no sábado. No domingo, a tendência é de temperaturas ainda mais elevadas no estado, devido a uma situação pré-frontal, já que uma frente fria avançará pelo país no decorrer do fim de semana.

Por esta razão, no domingo e segunda-feira, provavelmente, teremos as maiores temperaturas do ano na capital e no estado. No domingo, a temperatura máxima pode chegar a 40ºC no Triângulo Mineiro. Já na segunda-feira, este valor é previsto para o Noroeste e Norte do estado.

O sistema frontal deve atingir o estado entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça-feira, provocando temporais inicialmente no oeste e sul mineiro, se propagando pelo restante do estado posteriormente.

O forte calor reduz com a passagem deste sistema, portanto, a tendência é de temperaturas mais amenas a partir da próxima terça-feira.

Resumindo, a previsão é de tempo quente e seco, para o fim do inverno, e coincidentemente uma mudança no padrão de chuva e temperatura no início de primavera. Já que nos primeiros dias da nova estação teremos chuva e redução do calor em todo o estado.”

Características climatológicas da primavera em Minas Gerais

O Inmet apontou, ainda, as características climatológicas da primavera em Minas Gerais.

Leia na íntegra:

“A primavera de 2025 iniciará no dia 22/09/2025 precisamente às 15:19 horas. Em Minas Gerais, assim como nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, a primavera corresponde ao período de transição entre as estações seca e chuvosa.

Normalmente, o início da estação, fim de setembro e início de outubro, ainda preserva características do fim do período seco, ou seja, grande variação das temperaturas ao longo do dia, baixos índices de umidade à tarde em quase todo o estado e predomínio de sol entre poucas nuvens.

Normalmente, época em que são registradas as maiores temperaturas do ano. Sendo comum, a ocorrência de ondas de calor. Paralelamente a isto, as primeiras pancadas de chuva que ocorrem entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro, costumam vir acompanhadas de rajadas de vento, muitos raios e, muitas vezes, com precipitação de granizo.

A partir de meados de outubro, as chuvas se tornam mais frequentes, inicialmente, no centro-sul e oeste do estado, espalhando-se gradativamente em direção ao norte e nordeste mineiro, de forma que no início de novembro todo o estado já se encontra com a estação chuvosa definida. Como este ano, as estações do ano têm apresentado condições próximas à climatologia, provavelmente a primavera siga o mesmo comportamento.”

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.