Ouvindo...

Trânsito complica na Av. Cristiano Machado, em BH, com obras de trincheira

Por volta das 8h30, havia 4 km de congestionamento entre a MG-10, na Cidade Administrativa, e a Cristiano Machado, no trecho entre as avenidas Vilarinho e Pedro I

Trânsito na Avenida Cristiano Machado, região Norte de BH

O trânsito na Avenida Cristiano Machado, uma das principais vias da capital mineira, na Região Norte, já apresenta complicações no segundo dia de interdições para a construção de uma nova trincheira. Na manhã desta quarta-feira (24), o tráfego estava complicado.

As intervenções estão acontecem nas proximidades do Hospital Risoleta Neves, da Catedral Cristo Rei e do Shopping Estação, uma área que já costuma registrar fluxo intenso. Atualmente, uma faixa da esquerda no sentido Centro, vinda da MG-10, está bloqueada para trabalhos no canteiro central, onde a nova estrutura será erguida.

Além do bloqueio da faixa, outra alteração importante já impacta o fluxo: o retorno que permitia aos motoristas vindos do sentido Venda Nova voltarem para o sentido Centro, localizado logo após a Catedral Cristo Rei, foi desativado.

Leia também: Acidentes de trânsito disparam em BH e duas avenidas lideram estatísticas; veja ranking

A expectativa é que, nos próximos dias, uma faixa no sentido Venda Nova também seja interditada, o que deve agravar ainda mais a situação.

Leia também

O taxista Aloísio dos Santos, que trabalha há 35 anos na cidade reconhece a piora no tráfego, ele se mostra esperançoso. “O trânsito aqui normalmente é bom, entendeu? Mas com essa obra o trem piorou bastante”, afirmou. Ele também alertou para os impactos em quem vem de outras vias, como a MG-10.

“Se você subir a MG-10, vai ver que a situação tá complicada”, completou.

As autoridades orientam os motoristas a ficarem atentos às sinalizações e a se informarem sobre as alterações, que incluem mudanças também na região da Avenida Padre Pedro Pinto.

Muitos condutores já estão buscando rotas alternativas por avenidas como Pedro I e Vilarinho.

As obras, com duração prevista de três anos e custo estimado em R$ 70 milhões.

Alterações de circulação

  • O trecho da Rua Padre Pedro Pinto, entre a Rua Álvaro Camargos e a Avenida Pedro I, passa a operar em mão dupla.
  • A Rua Malibu passa a operar em mão dupla.
  • Também serão feitos ajustes de geometria nas vias e nas calçadas para garantir os acessos seguros dos veículos aos desvios, bem como dos pedestres.
  • Novos semáforos serão implantados e outros serão ajustados em toda região para organizar os fluxos.

Rotas alternativas

Com a redução de capacidade da Avenida Cristiano Machado, sentido Centro, foram criadas novas rotas para os veículos nas vias da região:

Confins >> Centro

  • Opção 1: MG-010, Avenida Pedro I, Rua Padre Pedro Pinto, Rua Dr. Álvaro Camargos, Avenida Vilarinho, Avenida Cristiano Machado.
  • Opção 2: MG-010, Avenida Pedro I, Rua Bernardo Ferreira da Cruz, Avenida Vilarinho, Avenida Cristiano Machado.

Transporte coletivo

  • As linhas municipais 66, 702, 6030 e suplementar S60 terão os itinerários alterados para garantir melhor fluidez nas viagens. Para mais informações, clique aqui.
Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Jornalista formada pela PUC Minas, é repórter multimídia da Itatiaia com foco na editoria de Cidades. Estagiou na emissora por dois anos e atuou na Brazilian Traffic Network como repórter de trânsito em emissoras de BH. Vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo Universitário 2024 e do Intercom Sudeste 2025.