Milhares de fiéis ocupam, nesta quinta-feira (19) de Corpus Christi, as arquibancadas do Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. A arena recebe a 16⁰ edição do Torcida de Deus, reunião das paróquias de Belo Horizonte que é considerado o maior evento católico de Minas Gerais.
A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 60 mil fiéis. Nas primeiras edições do Torcida de Deus, que surgiu na década de 1970, o evento chegou a colocar mais de 100 mil pessoas no Mineirão. Agora, com maiores restrições de segurança, o público precisou ser reduzido, mas segue tendo um número considerável.
Moradora de Contagem, na Grande BH, Cintia Cordeiro trouxe toda a família para o Mineirão. Ela explica que a fé em Jesus Cristo a fez sair de casa em pleno feriado para participar do evento.
“A maior força do católico é fazer essa conexão com corpo e sangue de Cristo. Hoje vamos celebrar essa santidade. A coisa mais importante que ele deixou pra gente, que é a eucaristia”.
A última edição do Torcida de Deus aconteceu em 2015 e a ideia era de que ele fosse organizado a cada três anos. Em 2018, o evento foi cancelado por causa da Greve dos Caminhoneiros, enquanto a edição de 2021 não foi realizada por causa da pandemia da COVID-19. A edição de 2024 foi adiada para este ano para coincidir com o Jubileu, data importante do mundo católico.
Confira a programação completa do Torcida de Deus 2025:
* 12h – Abertura dos portões / Orquestra Jovem de Brumadinho
* 13h – Oração do Angelus
* 13h20 – Boas-vindas (Dom Nivaldo) / Catequese sobre a Esperança (Dom Edmar José)
* 13h40 – Apresentação musical: Thiago Arancam
* 14h30 – Catequese Mariana / Dra. Filó e Allyson Castro
* 15h20 – Homenagem à Nossa Senhora com a Comunidade dos Arturos
* 15h30 – Catequese sobre a Laudato Si’ (Dom Júlio César)
* 15h40 – Apresentação cultural: Marcus Viana
* 17h – Catequese sobre Igreja Sinodal (Dom José Otacio)
* 17h07 – Compromisso com a Sinodalidade (Dom Joel Maria)
* 17h30 – Celebração Eucarística e procissão com o Santíssimo (Dom Walmor)
* 19h30 – Encerramento