Ouvindo...

‘Sempre um Papo’ lança campanha de doação de livros para bibliotecas prisionais em Minas

Campanha incentiva adesão ao ‘Projeto Remição pela Leitura’, que permite que presos reduzam o tempo de suas penas por meio da leitura

Minas Gerais conta com 122 bibliotecas em unidades prisionais

O projeto “Sempre um Papo” lançou o projeto “Palavra Justa”, a fim de arrecadar livros para as bibliotecas das unidades prisionais de Minas Gerais. Especialmente nas prisões do país, a leitura é ainda mais importante, por causa da Lei de Remição.

Por meio dessa medida, os presos conseguem reduzir o tempo de pena por meio da leitura de livros e apresentação de resenhas. Porém, para isso, é preciso mais livros disponíveis para empréstimo.

Leia também

“O livro pode ser o primeiro contato que muitas dessas pessoas têm com a ideia de transformação interior. Queremos não apenas ampliar os acervos, mas contribuir para que a leitura seja um verdadeiro instrumento de liberdade, dignidade e reinserção”, afirma Afonso Borges, idealizador do Sempre um Papo.

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp MG) mostram que o estado já atingiu a média estabelecida pelo Plano Nacional “Pena Justa”, que é de 70 livros por 100 pessoas privadas de liberdade. Apesar disso, ainda existem unidades prisionais que precisam de composição e renovação de acervos literários.

Entre 2022 e 2024, o número de participantes em projetos de remição de pena pela leitura praticamente dobrou. A expectativa é de que o projeto atinja 7 mil beneficiados mensais até 2028.

Onde doar

As doações podem ser entregues em todas as 19 Regiões Integradas de Segurança (RISP) e em algumas regiões em destaque nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do estado. A lista completa com os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis neste link.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.