Ouvindo...

Rajadas de quase 90 km/h e frio intenso surpreendem moradores de BH

Sensação térmica chegou a -17 °C na Região Oeste; Inmet mantém alerta de vendaval para 35 cidades de Minas Gerais

Amanhecer do dia em Belo Horizonte

A ventania e o frio surpreenderam moradores de Belo Horizonte nesta sexta-feira (26). De acordo com a Defesa Civil, a capital registrou rajadas de 88,9 km/h na Região Oeste, o que contribuiu para uma sensação térmica de -17 °C. A temperatura oficial, no entanto, foi de 10,2 °C.

O registro foi feito às 6h na Estação Ecológica do Cercadinho, unidade de conservação localizada na área mais elevada da cidade, com altitudes entre 936 m e 1.276 m. Por estar em um ponto alto, a estação costuma registrar temperaturas mais baixas e ventos mais fortes do que outras regiões de BH.

Outras estações registraram ventos entre 20 km/h e 40 km/h: na Pampulha, 44,2 km/h; no Barreiro, 25,6 km/h; e na Centro-Sul, 26,3 km/h.

Leia também

O órgão já havia emitido alerta para baixa temperatura nas primeiras horas da manhã devido à atuação da massa de ar frio, com termômetros marcando cerca de 10 °C até domingo (28).

Segundo a Defesa Civil, a previsão para esta sexta é de céu claro a parcialmente nublado, com máxima de 25 °C.

Alerta

Apesar de Belo Horizonte ter registrado quase 90 km/h, a cidade não entrou na lista de alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O instituto mantém, até o fim da noite de hoje, aviso de vendaval para 35 cidades mineiras, especialmente nas regiões do Vale do Mucuri, Norte, Rio Doce e Jequitinhonha.

O alerta prevê ventos entre 40 km/h e 60 km/h, com possibilidade de rajadas mais fortes e descargas elétricas.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.