Ouvindo...

Projeto vai profissionalizar adolescentes do Barreiro que cumprem medida socioeducativa

Inscrições estão abertas até 15 de setembro, ou até o preenchimento das 55 vagas disponíveis no projeto

Circuito Socioeducativo é um projeto que visa profissionalizar adolescentes

O Viaduto das Artes, espaço cultural localizado no Barreiro, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), lança o Circuito Socioeducativo, projeto inovador que visa profissionalizar e despertar o interesse por arte e cultura em adolescentes que cumprem medida socioeducativa. A iniciativa surge a partir do desejo de priorizar o atendimento a esse público e vai oferecer oficinas de beach tennis, barismo e fotografia, buscando promover a ocupação do espaço e fortalecer o Viaduto das Artes como um centro de referência para o território e para o acesso a direitos.

Em conversa com a Itatiaia, Dominique Coelho, coordenadora do projeto, explica a motivação por trás da iniciativa: “Já há um tempo o Viaduto das Artes tem a intenção de priorizar o atendimento para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. A intenção é promover a ocupação do espaço para profissionalizar e fomentar o interesse por arte e cultura por meio de oficinas específicas, se fortalecendo enquanto um espaço de referência para o território e de ações de acesso aos direitos.”

O projeto está em fase de mobilização do público. As inscrições permanecem abertas até 15 de setembro, ou até o preenchimento das 55 vagas disponíveis. A previsão de início das oficinas é 1º de setembro, com aulas de 3 horas de duração (das 14h às 17h) às segundas e terças-feiras. Não é necessário apresentar documentos no ato da inscrição, mas é fundamental que os adolescentes estejam vinculados à Proteção Social Básica de sua Regional e em cumprimento de medida em Meio Aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade).

Escolha das oficinas e desafios

A escolha das oficinas se baseou em experiências anteriores. “As oficinas foram pensadas de acordo com a experiência bem sucedida que tivemos até agora de outros projetos em que oferecemos as oficinas separadamente,” revela Coelho. O Viaduto das Artes já possuía estrutura para as formações de baristas e jogadores de beach tennis, e a fotografia sempre foi uma das oficinas mais ofertadas, trazendo ‘um olhar artístico e sensível para a cidade’.

“Neste projeto, as três atividades foram integradas em um circuito, permitindo que o adolescente conclua um ciclo e inicie outro, experimentando uma metodologia que une “profissionalização (formação de Baristas), conhecimento sobre o próprio corpo (Beach Tennis) e sensibilidade para arte e diversidades sociais (Fotografia).”

Um dos principais obstáculos na fase de concepção e implementação tem sido a mobilização do público. “São os principais desafios que temos encontrado, apesar de ser um projeto que está diretamente articulado aos equipamentos de assistência social da regional Barreiro,” destaca Dominique.

Leia também

Construção da autonomia e reinserção no mercado

O impacto esperado na vida dos participantes parte da oportunidade de acesso a direitos ."De forma diversa e criativa, principalmente ao mundo do trabalho via profissionalização e construção da própria autonomia e identidade por meio da arte, cultura e lazer,” afirma a coordenadora. Ela enfatiza que o Viaduto é “um lugar de criação e participação de uma juventude diversa, plural e com suas próprias linguagens, esse projeto tem a intenção de dar continuidade a essa prática.”, aponta.

Dominique reforça que a reinserção no mercado de trabalho é um objetivo central do projeto. “O objetivo principal do projeto é promover a redução das desigualdades e garantir os direitos ao acesso e à oportunidade de formação nos três eixos fundamentais que propomos - esporte, cultura e arte e participação social,” explica Coelho. A equipe espera que, ao final do circuito, os adolescentes compreendam que “a arte pode ser um poderoso instrumento de mobilização social.”

Serviço

  • Inscrições abertas até 15 de setembro pelo formulário
  • Início das oficinas: 1º de setembro
  • Dias e horários: segundas e terças-feiras das 14h às 17h
  • E-mail de contato: circuito@viadutodasartes.org.br
  • Endereço: Av. Olinto Meireles, 45 - Barreiro/BH
  • Para mais informações acesse o site
Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa jornalismo no UniBH e é estagiária do Digital na Itatiaia. É apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema e mãe do Joaquim