Ouvindo...

Perseguição cinematográfica em MG: veja quais crimes motociclista ‘do grau’ cometeu

PM prendeu motociclista que tentou jogar moto contra policiais e fez manobras perigosas em Governador Valadares

Momento em que motociclista cai e é rendido por policial militar

A Polícia Militar (PM) prendeu, nessa quinta-feira (4), um motociclista de 22 anos que fugiu de uma blitz no bairro Altinópolis, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O jovem desobedeceu à ordem de parada, tentou atropelar agentes e percorreu diversas ruas em alta velocidade, colocando motoristas e pedestres em risco.

Considerando o relato dos policiais, é possível apontar diversos crimes e infrações de trânsito cometidos pelo motociclista. A Itatiaia lista alguns deles:

  • Desobediência e fuga da blitz: Ao não parar e fugir da abordagem policial, o condutor cometeu o crime de desobediência.
  • Agressão a agentes de segurança: A tentativa de atropelar os policiais é um ato criminoso grave, que pode ser enquadrado como tentativa de homicídio ou lesão corporal, dependendo da intenção e do resultado.
  • Direção perigosa e manobras arriscadas: A prática do “grau”, o trânsito em alta velocidade e o desrespeito a sinais de trânsito e a pedestres são classificados como crimes de trânsito, pois colocam a vida de outras pessoas em risco.
  • Trânsito em locais indevidos: A reportagem menciona que o motociclista transitou por ciclovias e faixas de pedestres. Isso constitui uma infração gravíssima de trânsito.
  • Alterações no veículo: A moto apreendida tinha alterações irregulares. Conduzir um veículo com características modificadas sem autorização é uma infração grave.

Veja o vídeo da perseguição:

A fuga

De acordo com a PM, a blitz estava devidamente sinalizada quando os policiais deram ordem de parada a uma motocicleta Honda CG 160, de cor preta. O condutor não obedeceu e ainda jogou o veículo contra os militares, que precisaram se esquivar para não serem atingidos.

Em seguida, ele iniciou a fuga em alta velocidade. Durante a perseguição, segundo policias, ignorou sinais sonoros e luminosos da viatura, passou entre veículos e pedestres, saltou quebra-molas, derrapou, transitou pela ciclovia e pela faixa de pedestres, quase atropelando pessoas.

A perseguição terminou quando o motociclista perdeu o controle ao tentar cruzar um canteiro e caiu. Mesmo assim, ele tentou levantar o veículo para retomar a fuga, mas foi cercado por agentes e abordado pela equipe.

Leia também

Prisão e apreensão

O motociclista sofreu escoriações leves na perna e no pé direito, sendo atendido em um hospital da cidade. Ele foi preso e a moto apreendida. O veículo apresentava alterações comuns em motocicletas usadas em manobras conhecidas como “grau” e “rolezinho”: traseira lixada, lanterna e para-lamas retirados, além da placa afixada em local irregular. O pneu traseiro também estava bastante desgastado.

O jovem ostentava em um perfil na internet vídeos de manobras perigosas feitas principalmente em vias públicas, segundo a polícia.

A motocicleta foi removida para um pátio credenciado. Os autos de infração serão encaminhados ao órgão competente.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.