As obras de construção de um IMEI (Instituição Municipal de Educação Infantil) e de um centro de saúde no terreno do antigo aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, estão próximas da conclusão. De acordo com informações da prefeitura, a previsão é que ambos os equipamentos sejam entregues no segundo semestre de 2025.
O centro de saúde tem inauguração prevista para a segunda quinzena de agosto, enquanto a IMEI já está com 60% das obras concluídas. Esses novos equipamentos fazem parte de um projeto maior de transformação da área do antigo aeroporto em um novo bairro.
Equipamentos adicionais e infraestrutura
Além do IMEI e do centro de saúde, estão previstos mais dois equipamentos para a região: um EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) e uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Estes últimos ainda estão em fase de contratação.
Leia também:
Pedro Maciel, secretário adjunto de Política Urbana, informou que também está em andamento a revitalização do Parque Maria do Socorro. “A primeira etapa já foi entregue no ano passado, e a segunda etapa tem previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano”, disse.
Para dar suporte a esses novos equipamentos, a Prefeitura publicou recentemente um edital para contratação das obras de infraestrutura necessárias.
Novo bairro integrado
O projeto visa criar o ''bairro mais moderno da capital’’, utilizando tecnologias avançadas e conhecimentos de planejamento urbano para desenvolver um modelo de sustentabilidade, com faixas de renda variadas e uso misto do espaço.
Ao mesmo tempo, o objetivo é integrar esse novo bairro às áreas do entorno, servindo como um elemento integrador para a região. A expectativa é que o local também possa servir como ponto de apoio para o Anel Rodoviário, cuja gestão foi recentemente transferida para o município.