Minas Gerais inaugurou, nesta terça-feira (19), a nova sede da Delegacia de Eventos e Proteção ao Turista (Deptur) da Polícia Civil. A unidade agora funciona na Casa Amarela, prédio histórico de 1912 tombado como patrimônio e que integra o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Antes localizada no bairro Alípio de Melo, a delegacia foi transferida para ficar mais próxima do centro turístico da capital. O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou da solenidade.
“A Casa Amarela foi reformada e restaurada para isso, é parte do patrimônio tombado da Praça da Liberdade, um casarão de 1912. Trazer a Deptur é importante para dar conforto e tranquilidade para o turista em um momento que ele precisa e, além disso, a gente melhora as condições de trabalho da equipe, o que faz com que o serviço prestado internamente também melhore substancialmente”, disse.
Leia também:
A nova estrutura da Deptur conta com dois gabinetes de delegado, cartório, sala de investigadores, inspetoria, recepção e equipamentos modernos de informática, com dez computadores e recursos digitais.
Painel de monitoramento
Também foi implantado um painel de monitoramento de ocorrências envolvendo turistas estrangeiros, o que deve fortalecer a comunicação com consulados. Durante a cerimônia, a delegacia recebeu ainda uma das 51 viaturas entregues pelo Governo de Minas à Polícia Civil.
Defesa do Patrimônio Histórico
Um dos destaques da inauguração é a criação do Núcleo Especializado de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da PCMG, dentro da Deptur. O novo núcleo terá atuação técnica em tombamento e classificação de bens, reforçando a proteção do patrimônio mineiro.
Horário de atendimento
O atendimento regular da nova sede será de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h30. Em eventos e datas especiais, haverá escalas específicas, com atuação também em pontos estratégicos como estádios e aeroportos.