Ouvindo...

MP denuncia Hytalo Santos e marido por tráfico de pessoas e exploração sexual

Além da denúncia, o órgão fixou indenização de R$ 10 milhões por danos morais coletivos; investigação revelou modus operandi estruturado e premeditado

O casal está preso desde 15 de agosto; na foto Israel Vicente e Hytalo Santos

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ofereceu denúncia criminal contra o influenciador Hytalo José Santos Silva e o marido, Israel Nata Vicente, nesta segunda-feira (15). Segundo o órgão, o casal foi acusado por três crimes: tráfico de pessoas, produção de material pornográfico envolvendo crianças ou adolescentes e favorecimento da prostituição ou exploração sexual de vulnerável.

O casal está preso desde 15 de agosto. Além da denúncia, o MP fixou indenização de R$ 10 milhões por danos morais coletivos, diante da gravidade dos fatos e do impacto coletivo da prática criminosa.

A investigação, conduzida em cooperação com a Polícia Civil da Paraíba, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, revelou um modus operandi estruturado e premeditado.

De acordo com o órgão, a atuação do influenciador e do marido era voltada à exploração sexual de crianças e adolescentes, caracterizado pela utilização de artifícios de fraude, promessas de fama e vantagens materiais para atrair vítimas em situação de vulnerabilidade.

Leia também

O Ministério Público ressalta que a dupla ‘agenciava’ e aliciava menores e a família deles, a partir de promessas ilusórias, de forma a controlar a liberdade e a vida íntima das vítimas para fins de exploração sexual. Essas ações foram caracterizadas pelo crime de tráfico de pessoas.

O órgão também apontou a geração e divulgação de conteúdos de cunho sexual em redes sociais, com a finalidade de monetização e aumento de engajamento digital, além do incentivo à prática de atos sexuais com terceiros, inclusive mediante situações de extremo constrangimento, como a exposição de adolescentes em ambientes e papéis destinados à exploração sexual (art. 240, ECA e art. 218-B, CP).

De acordo com o Ministério Público, as investigações demonstraram que os acusados buscavam alterar a aparência física das vítimas, submetendo-as a procedimentos estéticos e tatuagens de caráter sexualizado, além de exercerem rígido controle sobre suas rotinas e meios de comunicação.

As denúncias contra o influenciador são apuradas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) desde 2024. O caso teve grande repercussão nas redes sociais após o youtuber Felipe Bressanim Pereira, o Felca, ter publicado um vídeo no Youtube no início de agosto, no qual denunciou as festas e os conteúdos que Hytalo produzia para as redes sociais envolvendo adolescentes.

Quem é Hytalo Santos?

Natural de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, Hytalo Santos tem 28 anos. Antes de ter a conta derrubada, ele contava com mais de 17 milhões de seguidores no Instagram.

O influenciador ficou famoso após seus vídeos viralizarem no TikTok. Muitos deles mostram diversas pessoas que aparecem em sua casa, e Hytalo compartilhava o dia a dia com elas, sendo na grande maioria adolescentes chamadas de “filhas” e meninos que ele chama de “genros”.

Entre as polêmicas envolvendo o nome do influencer, uma das “filhas” adotivas dele, conhecida como Kamylinha, chegou a anunciar estar grávida de Hyago Santos, irmão do influenciador.

No entanto, pouco tempo depois, Hytalo comunicou em suas redes sociais que Kamylinha sofreu um aborto espontâneo. Na mesma época, Hytalo foi ainda mais criticado após acusações de que outras duas menores sob o seu cuidado poderiam estar grávidas.

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas